Notícia
Actividade de leasing movimentou 270 mil milhões na Europa em 2005
A actividade europeia de leasing atingiu valores recordes no ano passado, com um valor global superior a 270 mil milhões de euros de novos contratos assinados.
A actividade europeia de leasing atingiu valores recordes no ano passado, com um valor global superior a 270 mil milhões de euros de novos contratos assinados.
Isto faz com que o mercado europeu de leasing seja o maior do mundo, diz a Leaseurope, Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing, em comunicado.
Com base no exame dos relatórios anuais das 30 associações seus membros, a Leaseurope estima que, ao longo do ano de 2005, foram concluídos novos contratos de leasing com um valor global superior a 270 mil milhões de euros.
Este valor excede a previsão da Federação e representa um crescimento de quase 14% face a 2004, «demonstrando que o sector do leasing superou, em média, a prestação da restante economia europeia», diz o comunicado.
O inventário de bens locados das empresas europeias de leasing representadas na Leaseurope através das suas associações nacionais apresentava um valor superior a 600 mil milhões de euros, no final de 2005.
O mercado europeu tem assistidos, sobretudo, «a aumentos substanciais do sector do leasing imobiliário durante o ano transacto», sendo Itália o maior mercado neste sector de negócio, com mais rápido desenvolvimento.
A Leaseurope calcula que este segmento específico tenha registado um crescimento de cerca de 25% em 2005. No leasing mobiliário, por seu turno, prevê-se que o crescimento médio se situe acima dos 16%. O financiamento de veículos de transporte rodoviário, em particular, irá seguramente contribuir para este sucesso, com um crescimento previsto de 20%.
Portugal cresce 15,6%
Com a FBCF Nacional a apresentar uma evolução negativa de 0,1%, a taxa de crescimento de 15,6% na globalidade do sector é «verdadeiramente notável pela conquista de mercado que tal representa», analisa a ALF – Associação Portuguesa de Leasing e Factoring.
O leasing mobiliário cresceu 9,2% e o imobiliário subiu 28,2% no ano transacto.