Notícia
Ministra do mar: "acabaram as greves no Porto de Lisboa"
Já há acordo entre os sindicatos de estivadores e as gestoras dos portos. Os pré-avisos de greve vão ser retirados.
O sindicato dos estivadores e os operadores portuários assinaram um acordo de paz social, anunciou a ministra do mar, Ana Paula Vitorino.
A ministra do mar garantiu esta sexta-feira, na sequência da base de entendimento a que chegaram estivadores e operadores que a greve no Porto de Lisboa "termina hoje".
"Acabaram as greves no porto de Lisboa", frisou a ministra, explicando que o acordo agora conseguido estabelece as bases para a negociação de um novo contrato colectivo de trabalho, que deve estar concluído até ao final de Fevereiro.
Com este acordo, adiantou, ficam garantidos os pagamentos de créditos salariais dos trabalhadores e a normalização das condições de funcionamento do porto de Lisboa.
Este acordo de paz social por fim a um período de três anos de conflito laboral no porto de Lisboa.
"Estão a ser retirados todos os pré-avisos de greve", afirmou Ana Paula Vitorino, reconhecendo que "houve cedências de todas as partes".
A ministra realçou ter sido possível restabelecer a confiança entre as partes.
A responsável afirmou ainda não ser expectável que venha a haver alteração à lei do trabalho portuário aprovada em 2013 e garantiu que nas negociações não foram abordadas matérias como aumentos salariais.
(Notícia actualizada às 13:18 com mais informação)