Notícia
Áustria nacionaliza banco
A Áustria anunciou hoje a nacionalização do Alpe-Adria Bank International, na segunda nacionalização de uma instituição financeira deste país desde o início da crise. O Alpe-Adria, controlado pelo banco alemão BayernLB, vai receber uma injecção de 450 milhões de euros de dinheiros públicos.
BayernLN |
Vendeu posição de 67% por 1 euro |
O BayernLB, banco estatal alemão, vai vender a sua posição de 67% no Alpe-Adria, por 1 euro, além de injectar mais 825 milhões de euros na instituição financeira, anunciou o ministro das Finanças austríaco Josef Proell.
Os bancos austríacos têm apresentado dificuldades devido ao crédito de 200 mil milhões de euros que concederam em países da Europa de Leste. Desde o início da crise já efectuaram amortizações no montante de 15 mil milhões de euros.
Os outros accionistas do Alpe-Adria vão também injectar mais dinheiro no banco. A província da Carinthia, que detém 12,4% do banco, vai injectar 200 milhões de euros, enquanto a seguradora Grazer Wechselseitige Versicherung colocará mais 30 milhões de euros.
O Alpe-Adria disse no mês passado que necessitava de ajuda para reforçar os seus capitais, estimando registar perdas de mil milhões de euros este ano.
Este banco foi comprado pelo BayernLB em 1,6 mil milhões de euros em 2007.