Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um roteiro alternativo para o Mundial de futebol

A febre do futebol está definitivamente instalada e, a par dos meios mais tradicionais, os novos media dão uma ajuda à festa. Páginas sociais ao rubro, jogos transmitidos "on-line" ou para o telemóvel, descontos no "roaming", todos os "caminhos" vão dar à África do Sul.

Um roteiro alternativo para o Mundial de futebol
23 de Junho de 2010 às 09:30
  • ...

A febre do futebol está definitivamente instalada e, a par dos meios mais tradicionais, os novos media dão uma ajuda à festa. Páginas sociais ao rubro, jogos transmitidos "on-line" ou para o telemóvel, descontos no "roaming", todos os "caminhos" vão dar à África do Sul.


Muitos dizem que vai ser o Mundial de futebol de todos os recordes e é bem provável que isso aconteça, tendo em conta alguns números e valores já conhecidos e outros tantos projectados. Os novos media dão uma ajuda.

Páginas sociais que vestem as cores da selecção, jogos transmitidos "on-line" e para o telemóvel, comunicações em "roaming" com desconto são apenas algumas propostas que os muitos adeptos do desporto-rei podem aproveitar para "viver" e "fazer" a festa durante o Mundial da FIFA de 2010, acompanhados ou não da vuvuzela.

Falando em recordes, o investimento da FIFA, entidade organizadora do evento, no valor de 1,2 mil milhões de dólares (972 milhões de euros), é o maior de sempre, enquanto o montante reservado para premiar as selecções participantes (420 milhões de dólares ou cerca de 340 milhões de euros) cresceu 60% face ao campeonato de 2006. As receitas com a venda de direitos televisivos, patrocínios e "merchandising" deverão atingir os 3,2 mil milhões de dólares (perto de 2,6 mil milhões de dólares), 30% acima do registado com o evento anterior.

Uma audiência média global acumulada para os 64 jogos de oito mil milhões de telespectadores e uma audiência televisiva média por jogo de 420 milhões de espectadores são, também, valores esperados nunca antes conseguidos.

E se os meios tradicionais estão "ao rubro", as chamadas novas tecnologias não ficam atrás. O dia que serviu de arranque para o primeiro Campeonato do Mundo de futebol realizado em África levou aos principais "sites" de notícias um número nunca alcançado de utilizadores em simultâneo.

Os números são da Akamai, habituada a fazer as "contas" à Internet, que diz que, no pico de maior afluência - o início do jogo de estreia, disputado entre o México e a selecção anfitriã, a África do Sul -, havia "on-line" uma média de 12,1 milhões de visitantes por minuto.

Alternativas à televisão
Este ano, a realização do Campeonato do Mundo em África e o consequente horário da transmissão dos jogos de Portugal que, pelo menos na fase de grupos, decorrerão em período laboral, convidam à procura de alternativas à emissão televisiva. O acesso à Internet é uma opção, sendo várias as propostas apresentadas.

Os 28 jogos assegurados pela RTP também passam em directo "on-line", numa ligação à Eurovisão acessível a partir do "site" do canal público de televisão.

O conjunto compreende 16 jogos da primeira fase (entre os quais estão os três jogos da Selecção Nacional durante a primeira fase), quatro dos oitavos-de-final, quatro dos quartos-de-final, dois das meias-finais, o jogo de apuramento do terceiro lugar e a grande final. Os mesmos 28 jogos vão ser transmitidos pelo portal Sapo, que estabeleceu uma parceria com a televisão pública para o efeito.

Também é possível "alugar" o ecrã do telemóvel para espreitar as prestações em campo, sendo aconselhável ter em mãos um modelo de terceira geração. A possibilidade é oferecida pela TMN e pela Vodafone, que garantiram a transmissão, através do telemóvel, de todos os jogos do Mundial da FIFA de 2010.

Os clientes da operadora móvel do grupo PT podem ver os jogos via Meo Mobile e com um tipo de filmagem optimizado para a visualização no telefone, garante a TMN. Para acompanhar cada um dos jogos é necessário aceder directamente ao serviço, no caso dos clientes Meo Mobile (através do "site" m.tmn.pt no telemóvel e seleccionando "meo" no topo da página).

Os restantes clientes da TMN apenas terão de ligar para o 12999 e aderir a um dos tarifários disponíveis para o efeito (a partir de 0,92 euros/dia, apenas para os dias em que o cliente desejar utilizar o serviço).


"Dribles" de informação "on-line"

A Internet será - como já mostram alguns dados estatísticos - um dos principais media para acompanhar o Mundial da FIFA de 2010, sendo difícil encontrar jornal, revista ou outra publicação "on-line" generalista que não lhe reserve, pelo menos, alguns caracteres de atenção, já para não falar nos "desportivos". São contudo vários os "sites" totalmente ou em grande parte dedicados ao evento, onde é possível ficar a par dos últimos resultados, conhecer em pormenor as equipas ou saber algumas curiosidades de bastidores.

1. Fifa World Cup
http://www.fifa.com/worldcup

Contando igualmente com uma versão localizada para falantes da língua portuguesa, no Fifa World Cup os internautas poderão encontrar vários recursos, nomeadamente dados sobre as equipas e sobre os respectivos grupos a que pertencem. Há também um calendário pormenorizado dos jogos, actualizado à medida que os encontros tiverem lugar, com as vitórias, empates e perdas e pontos conseguidos entretanto.

A par de outros dados, está igualmente disponível informação sobre o país de acolhimento do evento e sobre a venda de bilhetes para aqueles que pretendem (e podem) viajar para a África do Sul.

Destaque para a secção de notícias onde são abrangidos todos os pormenores relacionados com o Mundial, desde a organização às equipas participantes.



2. Federação Portuguesa de Futebol
http://www.fpf.pt

Um outro recurso oficial a considerar será sempre o site da Federação Portuguesa de Futebol.

O Campeonato do Mundo de Futebol faz-se notar, essencialmente, pelas notícias disponibilizadas, listadas cronologicamente no fim da homepage e com direito aos destaques principais da página, sempre com a Selecção Nacional em grande plano.











3. Mundial 2010 do SAPO
http://desporto.sapo.pt/mundial2010

Alojado no canal de desporto, no "site" do Sapo dedicado ao Mundial 2010, é possível encontrar informação vária, sem esquecer, como não podia deixar de ser, o calendário de jogos, dados sobre as equipas e as notícias. Há também informação sobre os estádios onde irão decorrer as partidas e muitas fotos e vídeos para ver. Destaque para a "informação actualizada ao minuto", sempre que decorre um jogo da equipa portuguesa.











4. Mundial MSN
http://desporto.pt.msn.com/mundial2010

O canal do portal de conteúdos MSN.pt dedicado ao Campeonato do Mundo de Futebol também aposta
no acompanhamento dos jogos entre as equipas ao minuto. Além das notícias, o "site" disponibiliza simuladores de resultados, votações, passatempos e outros motivos de interesse, dando nomeadamente destaque aos aspectos insólitos que normalmente rodeiam estes grandes acontecimentos desportivos.





Comunicações móveis bem "fintadas"

Além de assegurarem a transmissão dos jogos, as operadoras móveis portuguesas prepararam outros serviços em redor do Mundial 2010.

Os clientes da TMN vão poder aceder às últimas notícias, aos resultados, às estatísticas e a informações sobre as equipas e os jogos do Mundial da África do Sul a partir do portal móvel http://fifa.tmn.pt. Já no "site" da operadora, os clientes podem ainda contar com toques, "waiting rings", jogos, alertas e "wallpapers" alusivos à Selecção Nacional.

Entrando no espírito da prova desportiva, a TMN criou uma placa de banda larga em formato de bola. A placa do Mundial oferece velocidades de "download" até 7,2Mbps e de "upload" até 5,8Mbps.
O preço é de 79,90 euros, nos pontos de distribuição físicos, e de 59,90 euros "on-line".
Notícias, estatísticas e resultados da edição deste ano do campeonato, e arquivos históricos do torneio, com mais de 500 vídeos oficiais sobre as edições anteriores do Mundial, são algumas das propostas Vodafone alusivas ao Mundial.

A operadora permite, também, que os seus clientes recebam alertas por SMS com a informação de todas as partidas ou ver os golos em directo. Para assistir a todos os jogos e ter acesso à informação sobre o Mundial é necessário activar o serviço Vodafone Mobile TV (1,99 euros por semana). O alerta de "Golos em Directo" custa 0,214 euros por mensagem recebida e o "Alerta SMS do Campeonato" 1,99 euros, pagos uma única vez, dando direito a receber o alerta durante todo o campeonato. A activação destes serviços é feita nos portais móveis Vodafone - Vodafone live! e Meu Portal.

A operadora lançou ainda uma campanha destinada a todos os que viajem este Verão para a África do Sul. Assim, entre 1 de Junho e 31 de Agosto, os clientes da operadora poderão falar na África do Sul como se estivessem em Portugal, bastando para isso ter o tarifário Vodafone Travel activo e estar registado no operador sul-africano Vodacom. Com este tarifário, e a título de exemplo, um cliente com o tarifário Vita Total que faça uma chamada de cinco minutos da África do Sul para Portugal terá um desconto de 82 por cento face ao tarifário-standard de "roaming". Já para uma chamada recebida de cinco minutos o desconto é de 78 por cento.

A Optimus também vestiu a camisola do Mundial e apostou em serviços dedicados. A lista inclui, entre outros passatempos, um convite aos seus clientes para deixarem uma mensagem de apoio à Selecção através do número 12012. As melhores mensagens ficarão acessíveis ao público através do site da Optimus e do Portal Clix.

Está, também, disponível gratuitamente, até 30 de Junho, o tema escolhido para "hino" da Selecção "I Gotta Feeling", dos Back Eyed Peas. Para aderir basta ligar o 1245.

Para aqueles que pretendam estar permanentemente a par dos golos de Portugal e das 16 equipas apuradas da fase de Grupos, a Optimus disponibiliza o alerta "Campeonato do Mundo". O utilizador receberá um SMS com notícias sobre a competição, e um "link" que permite aceder a mais informação. A adesão é feita através do envio de um SMS grátis com a palavra "mundo" para o 62930. Por último, a operadora móvel da Sonae vai oferecer uma promoção de 50% de desconto nas tarifas das chamadas efectuadas e SMS enviadas a partir da África do Sul durante o período do Mundial.

A campanha está disponível para clientes Optimus com "roaming" contratual activo e para aderir basta enviar a palavra "africa" para o 1231.







Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio