Notícia
Um roteiro alternativo para o Mundial de futebol
A febre do futebol está definitivamente instalada e, a par dos meios mais tradicionais, os novos media dão uma ajuda à festa. Páginas sociais ao rubro, jogos transmitidos "on-line" ou para o telemóvel, descontos no "roaming", todos os "caminhos" vão dar à África do Sul.
23 de Junho de 2010 às 09:30
A febre do futebol está definitivamente instalada e, a par dos meios mais tradicionais, os novos media dão uma ajuda à festa. Páginas sociais ao rubro, jogos transmitidos "on-line" ou para o telemóvel, descontos no "roaming", todos os "caminhos" vão dar à África do Sul.
Muitos dizem que vai ser o Mundial de futebol de todos os recordes e é bem provável que isso aconteça, tendo em conta alguns números e valores já conhecidos e outros tantos projectados. Os novos media dão uma ajuda.
Páginas sociais que vestem as cores da selecção, jogos transmitidos "on-line" e para o telemóvel, comunicações em "roaming" com desconto são apenas algumas propostas que os muitos adeptos do desporto-rei podem aproveitar para "viver" e "fazer" a festa durante o Mundial da FIFA de 2010, acompanhados ou não da vuvuzela.
Falando em recordes, o investimento da FIFA, entidade organizadora do evento, no valor de 1,2 mil milhões de dólares (972 milhões de euros), é o maior de sempre, enquanto o montante reservado para premiar as selecções participantes (420 milhões de dólares ou cerca de 340 milhões de euros) cresceu 60% face ao campeonato de 2006. As receitas com a venda de direitos televisivos, patrocínios e "merchandising" deverão atingir os 3,2 mil milhões de dólares (perto de 2,6 mil milhões de dólares), 30% acima do registado com o evento anterior.
Uma audiência média global acumulada para os 64 jogos de oito mil milhões de telespectadores e uma audiência televisiva média por jogo de 420 milhões de espectadores são, também, valores esperados nunca antes conseguidos.
E se os meios tradicionais estão "ao rubro", as chamadas novas tecnologias não ficam atrás. O dia que serviu de arranque para o primeiro Campeonato do Mundo de futebol realizado em África levou aos principais "sites" de notícias um número nunca alcançado de utilizadores em simultâneo.
Os números são da Akamai, habituada a fazer as "contas" à Internet, que diz que, no pico de maior afluência - o início do jogo de estreia, disputado entre o México e a selecção anfitriã, a África do Sul -, havia "on-line" uma média de 12,1 milhões de visitantes por minuto.
Alternativas à televisão
Este ano, a realização do Campeonato do Mundo em África e o consequente horário da transmissão dos jogos de Portugal que, pelo menos na fase de grupos, decorrerão em período laboral, convidam à procura de alternativas à emissão televisiva. O acesso à Internet é uma opção, sendo várias as propostas apresentadas.
Os 28 jogos assegurados pela RTP também passam em directo "on-line", numa ligação à Eurovisão acessível a partir do "site" do canal público de televisão.
O conjunto compreende 16 jogos da primeira fase (entre os quais estão os três jogos da Selecção Nacional durante a primeira fase), quatro dos oitavos-de-final, quatro dos quartos-de-final, dois das meias-finais, o jogo de apuramento do terceiro lugar e a grande final. Os mesmos 28 jogos vão ser transmitidos pelo portal Sapo, que estabeleceu uma parceria com a televisão pública para o efeito.
Também é possível "alugar" o ecrã do telemóvel para espreitar as prestações em campo, sendo aconselhável ter em mãos um modelo de terceira geração. A possibilidade é oferecida pela TMN e pela Vodafone, que garantiram a transmissão, através do telemóvel, de todos os jogos do Mundial da FIFA de 2010.
Os clientes da operadora móvel do grupo PT podem ver os jogos via Meo Mobile e com um tipo de filmagem optimizado para a visualização no telefone, garante a TMN. Para acompanhar cada um dos jogos é necessário aceder directamente ao serviço, no caso dos clientes Meo Mobile (através do "site" m.tmn.pt no telemóvel e seleccionando "meo" no topo da página).
Os restantes clientes da TMN apenas terão de ligar para o 12999 e aderir a um dos tarifários disponíveis para o efeito (a partir de 0,92 euros/dia, apenas para os dias em que o cliente desejar utilizar o serviço).
Falando em recordes, o investimento da FIFA, entidade organizadora do evento, no valor de 1,2 mil milhões de dólares (972 milhões de euros), é o maior de sempre, enquanto o montante reservado para premiar as selecções participantes (420 milhões de dólares ou cerca de 340 milhões de euros) cresceu 60% face ao campeonato de 2006. As receitas com a venda de direitos televisivos, patrocínios e "merchandising" deverão atingir os 3,2 mil milhões de dólares (perto de 2,6 mil milhões de dólares), 30% acima do registado com o evento anterior.
Uma audiência média global acumulada para os 64 jogos de oito mil milhões de telespectadores e uma audiência televisiva média por jogo de 420 milhões de espectadores são, também, valores esperados nunca antes conseguidos.
E se os meios tradicionais estão "ao rubro", as chamadas novas tecnologias não ficam atrás. O dia que serviu de arranque para o primeiro Campeonato do Mundo de futebol realizado em África levou aos principais "sites" de notícias um número nunca alcançado de utilizadores em simultâneo.
Os números são da Akamai, habituada a fazer as "contas" à Internet, que diz que, no pico de maior afluência - o início do jogo de estreia, disputado entre o México e a selecção anfitriã, a África do Sul -, havia "on-line" uma média de 12,1 milhões de visitantes por minuto.
Alternativas à televisão
Este ano, a realização do Campeonato do Mundo em África e o consequente horário da transmissão dos jogos de Portugal que, pelo menos na fase de grupos, decorrerão em período laboral, convidam à procura de alternativas à emissão televisiva. O acesso à Internet é uma opção, sendo várias as propostas apresentadas.
Os 28 jogos assegurados pela RTP também passam em directo "on-line", numa ligação à Eurovisão acessível a partir do "site" do canal público de televisão.
O conjunto compreende 16 jogos da primeira fase (entre os quais estão os três jogos da Selecção Nacional durante a primeira fase), quatro dos oitavos-de-final, quatro dos quartos-de-final, dois das meias-finais, o jogo de apuramento do terceiro lugar e a grande final. Os mesmos 28 jogos vão ser transmitidos pelo portal Sapo, que estabeleceu uma parceria com a televisão pública para o efeito.
Também é possível "alugar" o ecrã do telemóvel para espreitar as prestações em campo, sendo aconselhável ter em mãos um modelo de terceira geração. A possibilidade é oferecida pela TMN e pela Vodafone, que garantiram a transmissão, através do telemóvel, de todos os jogos do Mundial da FIFA de 2010.
Os clientes da operadora móvel do grupo PT podem ver os jogos via Meo Mobile e com um tipo de filmagem optimizado para a visualização no telefone, garante a TMN. Para acompanhar cada um dos jogos é necessário aceder directamente ao serviço, no caso dos clientes Meo Mobile (através do "site" m.tmn.pt no telemóvel e seleccionando "meo" no topo da página).
Os restantes clientes da TMN apenas terão de ligar para o 12999 e aderir a um dos tarifários disponíveis para o efeito (a partir de 0,92 euros/dia, apenas para os dias em que o cliente desejar utilizar o serviço).
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