Notícia
Sondagem Aximage: Benfica é o favorito à conquista do campeonato
Entre os inquiridos, 44,3% acredita que o Benfica vai ganhar a edição 2017/2018 da liga de futebol. Já 24% acredita que o Porto impedirá o clube encarnado de conquistar o penta campeonato.
O Benfica vai ser o campeão de liga de futebol 2017/2018, segundo 44,3% dos inquiridos que participaram na sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, nos dias 29 e 30 de Agosto.
O Benfica surge como favorito destacado nesta sondagem, na medida em que o segundo clube apontado como provável campeão da liga, o FC. Porto, reúne 24% das preferências. Quanto ao Sporting surge em terceiro lugar, tendo sido apontado como próximo campeão por 15,7% dos inquiridos. Há ainda 2,3% que acreditam que o campeão não será nenhum dos três clubes chamados "grandes", enquanto 13,8% dos inquiridos não manifestarem opinião.
Por clube, os adeptos do Benfica são aqueles que mais acreditam na vitória do seu clube (77,5%), seguidos de muito perto pelos adeptos portistas, universo no qual 74,9% confia na conquista do título por pates do FC Porto. Os adeptos sportinguistas são os mais cépticos e entre os inquiridos cifrou-se em 60,8% os que estão convictos que o Sporting terminará o campeonato no primeiro lugar do pódio.
Nesta sondagem foi também pedida aos inquiridos a opinião sobre a introdução do vídeo árbitro nesta edição da liga de futebol para ajudar o juiz da partida nas decisões cruciais do jogo, concluindo-se que esta é uma decisão que conta com um apoio esmagador. Assim, 74,8% dos inquiridos, classifica a existência de vídeo árbitro como boa, enquanto para 7% é indiferente, ou seja "nem bom, nem mau", sendo que 11,3% consideram a introdução desta nova tecnologia como má.
Ficha técnica
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 597 entrevistas efectivas: 291 a homens e 306 a mulheres; 57 no Interior Norte Centro, 82 no Litoral Norte, 103 na Área Metropolitana do Porto, 120 no Litoral Centro, 164 na Área Metropolitana de Lisboa e 71 no Sul e Ilhas; 92 em aldeias, 162 em vilas e 343 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 29 e 30 de Agosto de 2017, com uma taxa de resposta de 83,5%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 597 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.