Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal-França em euros e em números

Pela primeira vez neste europeu Portugal entra em campo com um plantel menos valioso do que o do adversário. As estatísticas dividem-se, mas a história pende para os franceses. Domingo ver-se-á se a selecção das quinas contraria os números.

Reuters
09 de Julho de 2016 às 21:00
  • ...

O caminho da selecção de Portugal até à final do Euro 2016 não foi imaculado. Mais empates do que vitórias apesar de a equipa orientada por Fernando Santos ter encontrado pela frente selecções teoricamente mais fracas e com menor valor de mercado. Agora, e pela primeira vez neste Europeu, a selecção das quinas defrontará um plantel mais valioso.

 

Assumindo os valores de mercado atribuídos pelo site Transfer Markt, os gauleses valem mais de 100 milhões de euros do que os jogadores lusos. Os 23 escolhidos por Didier Deschamps têm um valor total de mercado de 413,95 milhões de libras (483,7 milhões de euros), bem mais do que os 300,485 milhões de libras (351,1 milhões de euros) do plantel à disposição de Fernando Santos.

 

Se Cristiano Ronaldo é o futebolista mais valioso de Portugal (109,3 milhões de euros), o médio Paul Pogba (69,5 milhões de euros) tem o maior valor de mercado entre os gauleses. Os valores atribuídos pelo Transfer Markt são meramente indicativos e oscilam mediante a prestação de cada futebolista em causa. Este sábado, 9 de Julho, o jornal catalão As noticia que o Manchester United terá chegado a um princípio de acordo para comprar Pogba ao Juventus por 120 milhões de euros, o que o tornaria o jogador mais caro da história do futebol. 

 

Estatísticas dividem-se

 

Já os números referentes às prestações das duas equipas neste campeonato dividem-se, sem vantagem clara para qualquer dos lados. Desde logo porque o percurso até à final de Paris foi bem diferente. Em partidas disputadas, a França venceu cinco e empatou uma. Portugal tem apenas duas vitórias e quatro empates.

 

O diferencial de golos pende claramente para a equipa dos "galos", com 13 remates certeiros e quatro sofridos. Já a equipa das quinas conta com oito golos marcados e cinco sofridos. As duas selecções contam ainda com os dois melhores marcadores da prova, embora com clara vantagem para o francês Antoine Griezmann (seis golos) que leva três golos de vantagem sobre o CR7. Tal como Ronaldo, também os gauleses Olivier Giroud e Dimitri Payet já acertaram três vezes nas redes adversárias.

 

E se os franceses detêm a melhor média de golos por jogo (2,17) – o que se deve em grande medida à goleada de 5-2 infligida à Islândia – Portugal é a equipa mais rematadora da prova (112 remates). No entanto, tanto os verde-rubros como "les bleus" têm o mesmo número (36) de remates enquadrados com a baliza. Uma quase igualdade verifica-se também na média de posse de bola: 53% para Portugal e 52% para França.

 

Contrariar a história e escrever uma nova

 

Para que Cristiano erga a taça no domingo a selecção nacional terá de alcançar um feito inédito em fases finais de provas oficiais: vencer a França. Até este domingo a equipa das quinas só defrontou a selecção gaulesa em três ocasiões – todas em meias-finais, duas de europeus e uma no Mundial de 2006. Perdeu em todas.

 

A primeira vez foi em 1984, quando, após prolongamento, a equipa liderada por Michel Platini venceu Portugal por 3-2, deitando por terra o sonho acalentado por uma equipa onde pontificavam Sousa, Jordão e Chalana e o "bibota" Fernando Gomes.

 


No Euro 2000, deu-se nova desilusão, quando a equipa comandada por Zidane derrotou Portugal com o golo de ouro marcado pelo próprio franco-argelino na conversão de um penálti a punir a mão na bola de Abel Xavier. A geração de ouro lusa – Vítor Baía, Fernando Couto, Jorge Costa, Rui Costa, João Pinto e Luís Figo – foi derrotada pela também melhor geração do futebol gaulês.

 


A última derrota foi nas meias-finais do Mundial de 2006, com Zidane, uma vez mais na conversação de uma grande penalidade, a marcar o golo solitário da partida.



Além dos oficiais, as duas selecções disputaram mais 19 jogos, com clara vantagem para a França que venceu 13 dessas partidas, enquanto Portugal ganhou apenas cinco. O único empate (1-1) aconteceu no longínquo ano de 1928.


Ver comentários
Saber mais Portugal Fernando Santos Cristiano Ronaldo Didier Deschamps Paul Pogba Euro 2016
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio