Notícia
Os clubes que já são campeões na Europa
A menos de duas semanas de disputarem a final da Liga dos Campeões, Real Madrid e Juventus podem garantir este domingo o título de campeão nacional de Espanha e Itália, respectivamente. Conheça os clubes que já são campeões nos principais campeonatos europeus.
Apesar de a maior parte dos principais campeonatos de futebol do Velho Continente terminar apenas este fim-de-semana, já são conhecidos os campeões nacionais em vários países. E este domingo haverá também campeão em Espanha e, possivelmente, em Itália.
Um ano depois de uma época frustrante, a meio da qual José Mourinho foi demitido dos comandos dos "blues", o Chelsea regressou às vitórias ao conquistar o quinto título da "era Abramavich". O italiano Antonio Conte inovou ao introduzir um sistema de jogo raramente visto por paragens britânicas, apostando num 3-4-2-1 que através de uma sólida defesa e da capacidade para sair em ataques rápidos dominou a mais competitiva liga europeia.
Na Alemanha o Bayern de Munique, ao sagrar-se pentacampeão, elevou para 27 o número total de campeonatos, o que permite aos bávaros cimentar ainda mais a predominância na liga germânica. Ao vencer no ano de estreia, Carlo Ancelotti completou a chamada "manita" ao ter-se sagrado campeão em cada um dos cinco principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França).
Um dos grandes vencedores desta época 2016-2017 foi o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim e onde brilharam vários jogadores bem conhecidos dos portugueses. À magia de Bernardo Silva, à inteligência de João Moutinho e à eficácia de Falcão, juntou-se a robustez do médio Bakayoko e a velocidade da promessa Mbappé, permitindo aos monegascos jogar possivelmente o futebol mais ofensivo em toda a Europa.
Por cá, o Benfica conseguiu um inédito tetracampeonato, naquele que foi o segundo título conseguido pelo treinador Rui Vitória. Na Rússia o Spartak de Moscovo regressou aos títulos 15 anos depois, enquanto na Grécia o Olympiakos manteve a tradição ao assegurar o sétimo título seguido. O Feyenoord conquistou o título de campeão que lhe escapava desde 1999 e, na Bélgica, o Anderlecht voltou a sagrar-se campeão três anos depois da última vez.
Em Espanha Real Madrid e Barcelona entram hoje em campo com possibilidade de chegar ao título, embora os "merengues" partam com claro favoritismo já que à equipa de Cristiano Ronaldo basta um empate nesta última jornada contra o Málaga para voltar a ser campeã cinco anos depois do título conseguido pelo então treinador José Mourinho no célebre campeonato dos 100 pontos.
Para alcançar o tricampeonato, o Barcelona precisa não só de vencer o Eibar mas também de esperar que o Real perca em Málaga, o que a acontecer deixaria os dois rivais empatados com 90 pontos, com vantagem para os "culés" devido ao confronto directo.
Com o hexacampeonato há muito encaminhado, a Juventus perdeu no último fim-de-semana por três bolas a uma contra a Roma, num jogo disputado na capital italiana. Um resultado que reabriu ténues esperanças à equipa da capital que, a duas jornadas do fim, tem ainda hipóteses matemáticas de chegar ao título de campeã se a Juventus perder nas duas jornadas que restam.
Contudo, são hipóteses reduzidas, já que os cinco pontos de vantagem da "Vecchia Signora" mantêm a equipa comandada por Massimiliano Allegri como a clara favorita a vencer o sexto "scudetto" consecutivo. Se a "Juve" vencer este domingo o Crotone, ou no próximo o Bolonha, é campeã.
Na fotogaleria em cima veja os oito clubes que já são campeões das respectivas ligas.