Notícia
Na SAD do Benfica, tudo fica praticamente na mesma até 2020
O clube das águias propõe Luís Filipe Vieira como presidente da SAD do Benfica por mais quatro anos. Na administração, há apenas uma mudanças mas o conselho fiscal, a mesa e o auditor são os mesmos. A política de remunerações também se mantém.
As propostas do Benfica clube mantêm praticamente tudo igual nos órgãos da sociedade anónima desportiva (SAD) encarnada. Luís Filipe Vieira, que foi reeleito no clube no final de Outubro, é o presidente proposto para ser aprovado na assembleia-geral da SAD das águias a realizar-se a 30 de Novembro, assinalam comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Com a aprovação pelos accionistas à proposta do clube (que detém 67% da SAD), Luís Filipe Vieira continua na presidência da sociedade até 2020, onde se encontra desde 2002. No conselho, continua a contar com Domingos Oliveira, Rui Costa e José Eduardo Moniz como seus vogais. A única mudança é a entrada de Nuno Gaioso, vice-presidente do clube, para administrador. Rui Cunha está de saída.
O conselho fiscal, encabeçado por Rui Gomes, permanece igual segundo as propostas das águias para a assembleia-geral. Álvaro Dâmaso segue mais quatro anos na presidência da assembleia.
A PwC, que iniciou funções de revisor oficial de contas e auditor externo da SAD em 2014 substituindo a KPMG, tem agora mandato até 2020 se for eleita na assembleia-geral.
Uma das propostas inscritas na convocatória é a da política de remunerações da administração, que é praticamente igual à que está já em vigor, nomeadamente prevendo que a componente variável das remunerações seja no máximo de 40% da remuneração total anual. O único acrescento à política é: "Não existe qualquer regime complementar de pensões ou de reforma antecipada a favor dos membros dos órgãos de administração ou dos demais órgãos sociais".
A SAD encarnada está nas mãos do clube, 67%, sendo que o Novo Banco é o segundo maior accionista, com quase 8%. José Guilherme, o construtor civil acusado de dar 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, tem 3,73% do capital. A Somague e a Olivedesportos têm participações qualificadas.