Notícia
Liga espanhola fecha acordo para realizar jogos oficiais nos EUA
A La Liga juntou-se à Relevent, de Miami, para criar a LaLiga North America, com o objectivo de promover a marca e o futebol espanhol nos Estados Unidos.
Pela primeira vez na história, a liga espanhola vai realizar jogos oficiais fora da Europa, mais concretamente nos Estados Unidos, avança esta quinta-feira, 16 de Agosto, o El País.
A disputa de jogos em território norte-americano faz parte de um acordo de 15 anos fechado entre a La Liga e a Relevent para promover o futebol nos Estados Unidos e no Canadá.
"O objectivo desta extraordinária ‘joint venture’ é que a cultura do futebol cresça nos Estados Unidos. Será um grande passo para a sua crescente popularidade", afirma Stephen Ross, principal accionista da Relevent e também dos Miami Dolphins, da NFL, e do Hard Rock Stadium de Miami.
De acordo com o El País, o objectivo é que se realize um jogo nos Estados Unido já nesta época, e que inclua o Barcelona ou o Real Madrid.
No âmbito deste acordo, a liga espanhola e a Relevent vão formar uma nova organização – a LaLiga North America – com os mesmos objectivos que têm sido perseguidos pelos principais desportos profissionais dos Estados Unidos – como a NBA e a NFL – que há alguns anos realizam jogos fora do país.
"Se a NBA ou a NFL realizam jogos fora do país, porque não fazê-lo na liga espanhola? É importante para desenvolver a nossa marca. Está entre os nossos objectivos de curto e médio prazo realizar um jogo da linha espanhola todos os anos nos Estados Unidos", sublinhou Javier Tebas, presidente da La Liga, citado pela mesma publicação.
De acordo com um estudo de 2016, referido pela publicação espanhola, dos 47 milhões de adeptos de futebol nos Estados Unidos, 33 milhões são seguidores da La Liga.