Notícia
FIFA suspende processo de candidaturas ao Mundial de 2026
Na sequência do escândalo de corrupção que levou à detenção de nove dirigentes e à demissão do seu presidente, a FIFA decidiu suspender o processo administrativo de candidaturas ao Mundial de 2026 "devido à situação actual".
"Foi decidido suspender o processo administrativo de candidaturas ao Mundial de 2026 devido à situação actual", anunciou em comunicado a FIFA, que voltará a abordar o tema numa próxima reunião do Comité Executivo.
Esta decisão surge três dias depois de o presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, ter admitido, em entrevista ao jornal alemão Sonntagszeitung, que a Rússia e o Qatar podem perder a organização dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022 caso se prove que as suas candidaturas venceram "através de corrupção".
A 27 de Maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).
A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.
Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.