Notícia
Europeu de 2020 vai disputar-se em 13 cidades europeias
A fase final do Europeu de futebol de 2020 vai disputar-se em "13 diferentes cidades espalhadas pela Europa", mas as meias-finais e a final da prova realizam-se no mesmo recinto, decidiu hoje o Comité Executivo da UEFA.
De acordo com o comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet, o organismo que rege o futebol europeu aprovou "os princípios-chave" da competição, durante a reunião de hoje, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).
"Os jogos serão divididos em 13 pacotes diferentes, com 12 pacotes ordinários, que incluem três jogos da fase de grupos e um da fase a eliminar (oitavos ou quartos-de-final), e um pacote a incluir as meias-finais e a final", indica a nota.
Cada federação poderá apresentar no máximo duas candidaturas, uma para um dos pacotes ordinários e outra para o pacote das meias-finais e final, mas apenas será autorizado um recinto anfitrião por país.
A capacidade dos estádios é um dos principais requisitos impostos pela UEFA: lotação mínima para 50.000 espectadores para jogos da fase de grupos e oitavos de final, 60.000 para os quartos de final e 70.000 para as meias-finais e final.
Com a actual lotação, nenhum dos estádios portugueses poderia acolher os três últimos jogos da prova, pois foram abertas duas excepções, para estádio com capacidade mínima de 30.000 espectadores, mas apenas para partidas da fase de grupos e "oitavos".
Todas as selecções participarão na fase de qualificação, pelo que os 13 países escolhidos para receber jogos não se qualificarão automaticamente, mas as anfitriãs terão a garantia de disputar dois jogos no seu país na fase de grupos, garantia que desaparece na fase a eliminar.
Os grupos da fase final continuarão a ser decididos através de um sorteio com cabeças de série, mas a distribuição das selecções anfitriãs pelos grupos terá em conta as distâncias de viagem, com voos que não excedam duas horas de duração entre cidades anfitriãs.
Em Abril de 2013 arranca a fase para apresentação das candidaturas por parte dos países interessados, que terão até Abril/Maio de 2014 para entregar os respectivos dossiers.
O Comité Executivo da UEFA vai escolher em Setembro de 2014 as cidades-sede do Europeu de 2020.