Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dia 12: Emanuel Silva e João Ribeiro e Luciana Diniz apuram-se para as finais

Portugal terá seis atletas a competir esta quarta-feira, dia forte na canoagem. Acompanhe a participação dos portugueses em prova.

Reuters
17 de Agosto de 2016 às 12:15
  • 1
  • ...
As prestações dos atletas portugueses até ao 11.º dia
As prestações dos atletas portugueses até ao 11.º dia

Tudo começou, mesmo antes da cerimónia de abertura, com o futebol. A selecção comandada por Rui Jorge entrou em prova a 4 de Agosto, defrontando, e derrotando, a Argentina. O mesmo aconteceu no jogo seguinte frente às Honduras, tendo garantido nesse mesmo dia a passagem aos quartos-de-final. No último jogo da fase de grupos, a selecção nacional defrontou a Argélia, tendo empatado o jogo 1-1. A selecção de futebol defrontou a Alemanha nos quartos-de-final, tendo perdido por 4-0.


No ciclismo, e na prova de estrada, o melhor registo foi de Rui Costa, que terminou a prova em décimo lugar. Portugal contou ainda com a presença de André CardosoJosé Mendes e Nelson Oliveira. Este último abandonou a prova, após uma queda. Já André Cardoso ficou em 36.º e José Mendes em 53.º lugar. No contra-relógio, Nelson Oliveira terminou a prova em sétimo lugar.

 

No ténisGastão Elias e João Sousa já foram eliminados, tanto nas provas individuais como na prova de pares. João Sousa, depois de ter vencido a primeira ronda frente ao holandês Robin Haase por 2-0, caiu aos pés do argentino Martin Del Potro, que tinha eliminado na prova Novak Djokovic. Gastão Elias também passou a primeira ronda, vencendo o australiano Thanasi Kokkinakis, mas Steve Johnson ditou a saída da prova do tenista português. Em pares masculinos, Gastão Elias e João Sousa venceram a primeira ronda a dupla eslovaca Andrej Martin e Igor Zelenay por 2-0, mas acabaram por ser eliminados na segunda ronda, ao perderem contra os canadianos Vasek Pospisil e Daniel Nestor.

 

Na nataçãoAlexis Santos bateu um novo recorde nacional nos 400 metros estilos, o que ainda assim não foi suficiente para ser apurado para a final, tendo ficado em 14.º lugar. O mesmo atleta, mas nos 200 metros, conseguiu apurar-se para as meias-finais, tendo sido eliminado após ficar em 12.º lugar. Diogo Carvalho também esteve nas eliminatórias desta disciplina, mas não conseguiu passar às meias-finais, tendo ficado em 19.º. Ainda nos 400 metros estilos, nos femininos, Victoria Kaminskaya, ficou em 28.º lugar. A mesma nadadora falhou o recorde nacional dos 200 metros estilos, e ficou no 35.º lugar. Nos 800 metros livresTamila Holub, ficou em 24.º, tendo sido eliminada. Vânia Neves disputou a final de natação em águas livres, tendo terminado a prova em 24.º.
 

João Costa ficou em 11.º lugar na prova de pistola de ar a 10m, não tendo conseguido apurar-se para a final. João Costa falhou também o apuramento na pistola de ar a 50 metros, tendo ficado em 11.º lugar. 

 

No ténis de mesaShao Jieni perdeu contra a norte-americana Lily Zhang por 4-0, tendo sido afastada da competição. Já Fu Yu também perdeu, na segunda ronda, contra a tailandesa  Nanthana Komwong por 3-4. Tiago Apolónia perdeu frente ao esloveno Bojan Tokic  por 4-1, ficando assim afastado da competição individual de ténis de mesa. Marcos Freitas, 11.º jogador mundial, apurou-se para os quartos-de-final, ao bater o ucraniano de origem chinesa Lei Kou, mas ficou por aí depois da derrota frente ao japonês Jun Mizutani. Portugal foi ainda eliminado no ténis de mesa - equipas masculinas, tendo perdido por 3-1 frente à Áustria.

 

No judoJoana Ramos perdeu na segunda ronda dos -52kg contra a chinesa Yingnan Ma. Assim como Sergiu Oleinic que também falhou a passagem para os quartos-de-final nos -66Kg, depois de ter perdido contra o dominicano Walter Mateo. Ambos ficaram em nono lugar na prova. Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze, depois de ter derrotado no último combate a romena Corina Caprioriu. Enquanto Nuno Saraiva perdeu na categoria -73 kg frente ao húngaro Miklos Ungvari, tendo sido afastado da competição. Célio Dias foi eliminado na primeira ronda dos -90kg por Celtus Dossou Yovo, atleta do Benim. O judoca Jorge Fonseca foi eliminado na categoria de -100kg pelo checo Lukas Krpalek, com um wasari. 

Na ginásticaFilipa Martins conseguiu a melhor participação de sempre de uma ginasta portuguesa na prova de ginástica artística, tendo ficado em 37.º lugar, o que não foi suficiente para se apurar para a final. No trampolim, Ana Rente falhou as finais por quatro décimos, tendo ficado em 11.º lugar. Diogo Abreu foi afastado nas eliminatórias do trampolim, tendo terminado a prova em 16.º lugar.

 

José Carvalho chegou à final de canoagem slalom C1, terminando na nona posição. Francisca Laia conseguiu apurar-se para as meias-finais de K1 200 metros, mas falhou a passagem à final A, disputando a final B, tendo ficado em último lugar. Fernando Pimenta apurou-se para a final de K1 1000 metros, mas não conseguiu chegar ao pódio, tendo terminado a sua prestação em quinto lugar.

 

Na velaJoão Rodrigues iniciou na segunda-feira, 8 de Agosto, a sua sétima e última participação olímpica, tendo terminado o dia em 18.º no RS:X. Já a velejadora portuguesa Sara Carmo concluiu o primeiro dia de regatas da classe Laser Radial na 34.ª posição. Gustavo Lima terminou na 14.ª posição as duas primeiras regatas da classe Laser. Já no segundo dia de regatas, o velejador João Rodrigues subiu ao 15.º lugar da classe RS:X dos Jogos Olímpicos Rio2016, enquanto Gustavo Lima caiu para a 21.ª posição de Laser e Sara Carmo subiu a 29.ª de Laser Radial. No terceiro dia de regatas, Gustavo Lima subiu para 16.º lugar e Sara Carmo subiu para a 26.ª posição. João Rodrigues terminou o terceiro dia a um lugar e a dois pontos da medal race. Gustavo Lima terminou o quarto dia de prova em 18.º. João Rodrigues despediu-se do Rio na 11.ª posição, falhando a medal race. Sara Carmo desceu para a 28.ª. Jorge Lima e José Costa estrearam-se com dois segundos lugares no dia 1 na classe 49er. No quinto dia de competição, Gustavo Lima caiu para 22.º e Sara Carmo para 27.º. Já Jorge Lima e José Costa caíram para 11.º lugar no segundo dia na classe 49er. No terceiro dia, os dois atletas terminaram a prova em 13.º. No quarto dia de prova, estes atletas terminaram em 15.º lugar, pondo fim à sua patricipação nestes Jogos Olímpicos.  

Esta edição dos Jogos Olímpicos contou com a estreia do golfe, com Portugal a ser representado por dois atletas: Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia. O primeiro terminou o dia 1 do torneio com uma tacada abaixo do par, em 17.º lugar, tendo caído para 22.º, no segundo dia, e para 44.º no terceiro dia. Ao quarto, e último dia de competição, Filipe Lima, terminou em 48.º lugar. Já Ricardo Melo Gouveia terminou o primeiro dia com duas tacadas acima do par, em 40.º, tendo subido para 22.º no segundo dia e voltado a descer para 44.º no terceiro. No último dia este atleta terminou em 59.º.

Telma Santos, do badminton, perdeu frente à chinesa Li Xuerui por 2-0, na fase de grupos. O segundo jogo foi frente à americana Iris Wang tendo perdido por 2-1 e o terceiro foi frente à belga Lianne Tan, tendo perdido por 2-0, tendo assim terminado a sua prestação nos Jogos Olímpicos sem conseguir vencer qualquer jogo. Pedro Martins defrontou o canadiano Martin Giuffre, tendo perdido por por 2-1 o primeiro jogo da fase de grupos. No segundo jogo, o atleta português defrontou Ka Long Angus NG, de Hong Kong, tendo perdido por 2-0 e sido eliminado do torneio. 

O atletismo estreou-se com a presença de Salomé Rocha, nos 10.000 metros, com a atleta a terminar em 26.º. João Vieira e Sérgio Vieira diputaram os 20 km de marcha, ficando em 31.º e 53.º, respectivamente. Marta Pen terminou os 1.500 metros em 36.º lugar e Lorene Bazolo ficou em 28.º, ambas falhando a passagem às meias-finais. Cátia Azevedo ficou em 31.º lugar nos 400 metros, não tendo conseguido apurar-se. Patrícia Mamona e Susana Costa conseguiram apurar-se para as finais do triplo salto. Esta é a primeira vez que Portugal tem duas atletas na final desta modalidade. Patrícia Mamona terminou a final em 6.º lugar, tendo s
uperado o recorde nacional e ultrapassado o salto que lhe tinha dado o título europeu, ao fazer 14,65m. Susana Costa conseguiu o nono lugar com um salto de 14,12m, um valor ainda assim abaixo do seu recorde pessoal de 14,34m. Na maratona, Dulce Felix foi a única das três atletas portuguesas que terminou a prova, tendo ficado em 16.º. Jéssica Augusto desistiu perto do quilómetro 20, enquanto Sara Moreira desistiu ao quilómetro sete. Nelson Évora conseguiu apurar-se para a final do triplo salto. Na final ficou em sexto lugar, tendo sido o primeiro entre os europeus, mas ficou fora do pódio. Lorene Bazolo voltou a competir, desta vez nos 200 metros, tendo terminado a prova em 30.º. Vera Barbosa também correu os 400 metros barreiras, tendo ficado em 32.º lugar. Maria Leonor Tavares e Marta Onofre participaram no salto à vara, tendo terminado em 29.º e 24.º lugares, respectivamente.

A cavaleira Luciana Diniz concluiu a primeira ronda de qualificação de saltos em 53.ª posição, tendo oito pontos de penalização. A cavaleira garantiu um lugar na terceira ronda de qualificação da prova, ao conseguir um percurso sem penalizações.

 

O que se vai passar hoje nos Jogos Olímpicos
O que se vai passar hoje nos Jogos Olímpicos

O 12.º dia de Jogos Olímpicos terá a representação de seis atletas portugueses, com a canoagem e o taekwondo em grande destaque.

 

Emanuel Silva e João Ribeiro são os primeiros a prestar provas esta quarta-feira, 17 de Agosto, disputando as eliminatórias de K2 1000 m, a partir das 13:00.

 

16 minutos depois entra na água Hélder Silva, nas eliminatórias de C1 200 metros. Teresa Portela vai competir nas eliminatórias de K1 1500 m, a partir das 13:51.

 

Estes quatro atletas, se conseguirem passar a fase das eliminatórias, voltam à água depois das 14:00 para disputar as meias-finais.

 

Rui Bragança, do taekwondo -58Kg, entra em prova a partir das 16:45, disputando os oitavos-de-final. Caso consiga passar esta fase, voltará a competir ao final do dia.

 

A cavaleira Luciana Diniz também volta a competir, na terceira ronda de salto de obstáculos, a partir das 14:00.

Emanuel Silva e João Ribeiro nas meias-finais
Emanuel Silva e João Ribeiro nas meias-finais
Emanuel Silva e João Ribeiro foram apurados nas eliminatórias de K2 1000 metros. 

As meias-finais serão discutidas a partir das 14:12.
Hélder Silva apurado para as meias-finais
Hélder Silva apurado para as meias-finais
Hélder Silva terminou as eliminatórias de C1 200 metros em terceiro lugar, tendo conseguido apurar-se para as meias-finais.

A meia-final será disputada a partir das 14:20.
Teresa Portela apurada para as meias-finais
Teresa Portela apurada para as meias-finais
Teresa Portela terminou as eliminatórias de K1 1500 metros em terceiro lugar, garantindo o acesso às meias-finais.

As meias-finais são discutidas a partir das 14:48.
Emanuel Silva e João Ribeiro na final
Emanuel Silva e João Ribeiro na final
Emanuel Silva e João Ribeiro garantiram a sua passagem à final, depois de terem acabado a meia-final em primeiro lugar.

A final será disputada amanhã, quinta-feira, 18 de Agosto, a partir das 13:00.
Luciana Diniz na final de saltos com obstáculos

A cavaleira portuguesa Luciana Diniz garantiu um lugar na final da prova de saltos de obstáculos dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao totalizar 13 pontos nas três rondas de qualificação.

 

Luciana Diniz garantiu um lugar nos 35 melhores, ao penalizar hoje cinco pontos, quatro devido a um toque e um por tempo, ao gastar 82,28 segundos, depois de oito na primeira ronda e de um percurso limpo na segunda. A final da prova de saltos de obstáculos, em que Luciana Diniz foi 17.ª em Londres2012, realiza-se na sexta-feira, a partir das 10:00 locais (14:00 em Lisboa).

Hélder Silva fora da final
Hélder Silva fora da final

O canoísta Hélder Silva falhou o apuramento para a final de C1 200 metros dos Jogos Olímpicos Rio2016, com o quinto tempo na terceira meia-final.

 

Hélder Silva, que nas eliminatórias tinha feito melhor registo, em 40,578, vai disputar a final B, entre o 10.º e o 18.º, o mesmo destino do ucraniano Yuri Cheban, o campeão olímpico em Londres2012, que foi terceiro nesta série.

Teresa Portela falha final
Teresa Portela falha final

A canoísta Teresa Portela falhou esta quarta-feira a final de K1 500 dos Jogos Olímpicos, após ter sido quarta na terceira meia-final no Rio2016.

 

A atleta conseguiu um lugar na final B, onde se disputa uma posição entre o 10.º e o 18.º lugares.

 

Nas eliminatórias, a canoísta de Esposende, que falhou parte da época por motivos de saúde, tinha feito 1.56,439 minutos.

 

Em Londres2012, Teresa Portela foi oitava em K1 200, 11.ª em K1 500 e sexta em K4 500 com Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos e Helena Rodrigues.

Rui Bragança nos quartos de final de taekwondo
Rui Bragança nos quartos de final de taekwondo
O português Rui Bragança acedeu esta quarta-feira aos quartos-de-final da categoria -58kg do taekwondo dos Jogos Olímpicos Rio2016. Bragança derrotou o colombiano Óscar Munoz Oviedo na primeira ronda.

O vimaranense estreou-se em Jogos Olímpicos com uma vitória por 14-3 sobre o 14.º cabeça de série, que foi medalha de bronze em Londres2012.

Nos quartos de final da categoria -58kg, Rui Bragança defrontará o dominicano Luisito Pie.
Bragança fora das medalhas depois de não ter sido repescado
O português Rui Bragança viu esta quarta-feira confirmada a eliminação nos quartos de final da categoria -58kg do taekwondo dos Jogos Olímpicos Rio2016, depois de não ter sido repescado para os combates de atribuição do bronze.

O vimaranense tinha perdido por 4-1 com o dominicano Luisito Pie e tinha de esperar que o vencedor do Pan-Americano de 2014 chegasse à final para ser repescado.

Contudo, Luisito Pie acabou por ser derrotado pelo tailandês Tawin Hanprab, por 11-7, confirmando a eliminação do português.

O 12.º dia de Jogos Olímpicos terá a representação de seis atletas portugueses, com a canoagem e o taekwondo em grande destaque.

 

Emanuel Silva e João Ribeiro são os primeiros a prestar provas esta quarta-feira, 17 de Agosto, disputando as eliminatórias de K2 1000 m, a partir das 13:00.

 

16 minutos depois entra na água Hélder Silva, nas eliminatórias de C1 200 metros. Teresa Portela vai competir nas eliminatórias de K1 1500 m, a partir das 13:51.

 

Estes quatro atletas, se conseguirem passar a fase das eliminatórias, voltam à água depois das 14:00 para disputar as meias-finais.

 

Rui Bragança, do taekwondo -58Kg, entra em prova a partir das 16:45, disputando os oitavos-de-final. Caso consiga passar esta fase, voltará a competir ao final do dia.

 

A cavaleira Luciana Diniz também volta a competir, na terceira ronda de salto de obstáculos, a partir das 14:00.

Ver comentários
Saber mais Jogos Olímpicos Rio2016 portugueses
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio