Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clubes do futebol chinês pagam dívidas para evitar colapso da Liga

13 clubes da primeira divisão chinesa foram ameaçados com a expulsão das competições se não pagassem as dívidas a jogadores e outros clubes. Dez deles já estão a responder e a colocar as contas em dia.

Hulk contratado pelos chineses do Shangai por 55,8 milhões de euros
reuters
26 de Julho de 2017 às 20:40
  • ...
O futebol chinês deu nas vistas nos últimos anos, com aquisições e salários muito elevados a jogadores de clubes europeus. Agora, esses compromissos financeiros foram postos em causa pela Confederação Asiática de Futebol, que ameaçou com a expulsão das competições regionais os clubes com montantes por liquidar.

Na sequência desta comunicação, a própria Federação Chinesa de Futebol escreveu a 13 clubes da Super League, a primeira divisão chinesa, exigindo o pagamento de dívidas a jogadores e a outros clubes. Em causa estavam tranches relativas a transferências, salários e bónus a alguns jogadores. 

Entre os clubes notificados - e que foram ameaçados com sanções que podiam ir até à expulsão da liga chinesa caso não cumprissem - estão o Shanghai SIPG, treinado pelo português André Villas-Boas e que tem como uma das estrelas o brasileiro Hulk (na foto), e o Guangzhou Evergrande, liderado pelo antigo seleccionador português Luis Filipe Scolari. 

O prazo dado para a regularização das dívidas era 1 de Agosto mas os clubes visados apressaram-se a clarificar a situação. Dos 13 clubes da Super League notificados, dez já escreveram à federação chinesa dizendo que já têm tudo em ordem ou explicando o que está por liquidar e porquê. Falta agora a avaliação por parte das autoridades.

O próprio governo chinês tem tentado refrear o investimento chinês em jogadores estrangeiros, limitando o número destes que podem ser utilizados simultaneamente e impondo um imposto especial sobre as aquisições milionárias. Recorde-se que o jogador mais bem pago do mundo, o argentino Carlos Tévez, joga no campeonato chinês, onde recebe perto de 40 milhões de euros por ano.
Ver comentários
Saber mais futebol china
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio