Notícia
Produção na construção em Portugal acima da média europeia
A produção na construção em Portugal ficou acima da média europeia em Julho. Entre os países que forneceram dados, Portugal registou o quarto crescimento mais elevado em Julho face ao mês anterior.
A produção na construção em Portugal cresceu 1% em Julho, face ao mês anterior, de acordo com os dados publicados esta terça-feira, 19 de Setembro, pelo Eurostat. Este é o quarto maior crescimento entre os países da União Europeia que forneceram dados e está acima da média europeia.
Os dados confirmam ainda o que o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha revelado: houve uma aceleração no mês de Julho. A produção na construção tanto em Maio como em Junho cresceu 0,2%. Nos meses anteriores, a evolução foi negativa.
Na Zona Euro, em Julho, a produção na construção avançou 0,2%. Na União Europeia a 28, este indicador aumentou 0,5%. O país em que a produção no sector da construção foi a Suécia (+7,9%), seguido pela Polónia (+4,3%) e Eslováquia (+2,8%).
Olhando para a comparação anual, o desempenho de Portugal foi menos positivo, tendo ficado abaixo da média europeia. Em solo nacional a produção na construção cresceu 1,7% em Julho face ao mesmo período do ano anterior.
A produção na construção na Zona Euro avançou 3,4% em Julho face ao mesmo mês de 2016. E 3,6% na União Europeia.
A Hungria (22,6%), Suécia (21,2%) e Polónia (19,8%) foram os países que registaram maiores avanços na produção na construção em Julho em termos homólogos.