Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção na construção acelerou 4,7% em fevereiro

Apesar do aumento face a 2023, a produção na construção derrapou relativamente ao mês anterior, com menor contributo dos segmentos de construção de edifícios e engenharia civil.

O peso da formação bruta de capital fixo da construção no PIB recuou, no ano passado, de 7,9% para 7,3%.
João Miguel Rodrigues
Bárbara Cardoso 15 de Abril de 2024 às 12:37

O índice de produção na construção aumentou 4,7% em fevereiro em termos homólogos, mas desacelerou 0,2 pontos percentuais face ao registado em janeiro, mostraram novos dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

O ligeiro abrandamento registado em fevereiro, segundo o INE, traduz uma descida para os 3,7% (3,5% em janeiro) na construção de edifícios e uma quebra nas obras de engenharia em 0,3 pontos percentuais face ao mês em questão, para os 6,2%. 

A tendência de descida tinha-se já verificado no primeiro mês do ano, em contraste com os últimos meses de 2023, quando estes três índices cresciam desde setembro (engenharia civil desde agosto). 

Na mesma direção de queda segue a taxa de emprego, que derrapou 0,4 pontos percentuais em fevereiro, para os 3%. Pelo contrário, a variação homóloga do índice de remunerações subiu 11% - em janeiro, fixou-se nos 10,1%. 

No que diz respeito à variação mensal, estes segmentos seguem a mesma ordem: o emprego caiu dos 1,2% registados em fevereiro de 2023 para os 0,8% do mesmo mês deste ano, enquanto as remunerações escalaram dos 2,5% para os 3,4%.

 

Notícia editada por Inês Santinhos Gonçalves

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE produção construção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio