Notícia
Mota-Engil ganha primeira PPP na Colômbia
A concessão rodoviária com um investimento estimado na ordem dos 350 milhões de euros foi adjudicada ao consórcio que a construtora portuguesa formou com a colombiana Odinsa.
A agência nacional de infra-estrutura (ANI) da Colômbia adjudicou ao consórcio da Mota-Engil o primeiro projecto da quarta geração de concessões rodoviárias, com um valor de investimento de cerca de 350 milhões de euros.
De acordo com o site da ANI, a concessão "Conexión Pacífico 2" inclui intervenções em 44 quilómetros, assim como 54 quilómetros de operação e manutenção.
A Mota-Engil detém 10% do consórcio, que é liderado pela colombiana Odinsa, com 25%, integrando ainda outras quatro empresas locais.
Segundo as previsões das autoridades colombianas, a obra deverá gerar 2.800 postos de trabalho directos na fase de construção, que se vai estender por cinco anos.
O consórcio que integra o grupo português foi o único dos 10 agrupamentos seleccionados a apresentar proposta a esta parceria público-privada.
No total, o agrupamento da Mota-Engil foi seleccionado para 11 dos 20 projectos em concurso que envolvem um investimento global de mais de 47 mil milhões de dólares (cerca de 34 mil milhões de euros) e a intervenção em 9.000 quilómetros de estradas.