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Mota-Engil deve anunciar em Outubro estratégia para 2020
O grupo vai divulgar em breve os objectivos delineados no novo plano estratégico Step Up 2020, no qual deve reafirmar a importância dos mercados da América Latina.
A Mota-Engil deverá apresentar no próximo mês de Outubro o novo plano estratégico, com objectivos para 2020, sabe o Negócios.
O grupo, que anunciou esta terça-feira um aumento de 477% dos lucros no primeiro semestre com a alienação das participações na Indáqua e dos negócios portuários e logísticos, referiu na apresentação divulgada que o plano estratégico Step Up 2020 será anunciado em breve.
Fontes do mercado salientaram ao Negócios que o novo plano estratégico, além de apontar objectivos quantitativos até 2020, deverá envolver o reforço da aposta que o grupo liderado por Gonçalo Moura Martins (na foto) tem feito na América Latina, mercado que passou no primeiro semestre deste ano a pesar 33% do volume de negócios.
Em 2008 o grupo avançou com o plano Ambição 2013, que definiu a estratégia de crescimento através da internacionalização dos negócios para além da construção.
Em 2012, foi divulgado o plano estratégico "Ambição 2.0", também apresentado por Jorge Coelho, que traçou as metas para 2015, ano em que previa um volume de negócios acima dos 3.150 milhões de euros e um EBITDA próximo dos 450 milhões de euros.
No ano passado o volume de negócios do grupo ficou-se pelos 2,4 mil milhões, sendo que deixou de consolidar a participação na Ascendi, enquanto a meta para o EBITDA foi cumprida ainda em 2014.
Na América Latina, por exemplo, o grupo previa gerar em 2015 27% do seu volume de negócios, tendo esta região atingido no final do ano os 29%, a que não foi alheia a quebra registada em África.
O Ambição 2.0 previa ainda uma alteração do modelo organizacional do grupo, com a gestão a ser feita por regiões, e a maior aposta na angariação de financiamento das operações nos mercados locais.