Notícia
Mota-Engil África prevê estar cotada em Amesterdão dia 24 de Novembro
A Bolsa de Amesterdão já autorizou admissão à negociação das acções da participada do grupo Mota-Engil, faltando apenas a aprovação do prospecto pelo regulador holandês.
A Mota-Engil anunciou esta sexta-feira que a sua participada africana tomou a decisão de solicitar a admissão das suas acções à negociação no mercado regulamentado gerido pela Euronext Amsterdam, "tendo já sido recebida uma decisão favorável desta entidade".
Em comunicado à CMVM, o grupo adianta que "com sujeição à aprovação de um prospecto em língua inglesa pelo regulador holandês e à respectiva divulgação, nos termos legalmente aplicáveis, espera-se que a admissão se torne efectiva e que a negociação das acções da Mota-Engil Africa no Euronext Amsterdam se inicie às 9 horas (hora de Amesterdão) do dia 24 de Novembro de 2014".
O dividendo em espécie condicional deliberado na assembleia geral de 27 de Dezembro de 2013 ficará a pagamento a partir desse dia.
O grupo decidiu avançar para a Bolsa de Amesterdão - e não de Londres - porque vai levar a cabo nesta fase apenas uma das duas operações que tenha previsto para a Mota-Engil África.
Desta forma, irá cotar agora em bolsa apenas as acções da sua participada que serão entregues a título de dividendo aos investidores, deixando para mais tarde, quando entender que existem condições de mercado, para concretizar a operação que conduzirá à entrada de novos investidores.
Na assembleia geral da Mota-Engil SGPS que teve lugar em 27 de Dezembro de 2013 foi deliberada a atribuição condicional gratuita aos accionistas da empresa de 20.000.000 de acções representativas de 20% do capital social da Mota-Engil Africa, detidas pela sociedade.
A produção de efeitos dessa atribuição condicional ficou subordinada a duas condições: que as contas da sociedade reportadas ao exercício de 2013 revelassem a existência de fundos distribuíveis em montante suficiente e que até ao dia 31 de Dezembro de 2014 as acções da Mota-Engil Africa fossem objecto de decisão de admissão à negociação em mercado regulamentado a funcionar em Estado membro da União Europeia.
Em Janeiro deste ano o grupo decidiu que a cada detentor de direitos ao dividendo em espécie serão atribuídas 0,10334084 acções da Mota-Engil África por cada direito de atribuição condicional detido.
No comunicado, a título indicativo, a Mota-Engil apresenta os cálculos a efectuar para a atribuição dos direitos. Quem tenha actualmente 100 direitos irá receber, já líquidos de imposto, 7 acções da Mota-Engil África e 0,44 euros, relativos ao arredondamento, em dinheiro.