Notícia
Mota-Engil assegura contrato para construir três linhas do metro de Monterrey
O consórcio da empresa portuguesa e da fornecedora de material circulante chinesa CRRC já assinaram o contrato de 1,3 mil milhões de euros para a construção de três novas linhas de metro da cidade mexicana.
A Mota-Engil México, em consórcio com a China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) – que ganhou o fornecimento de 18 comboios para a Metro do Porto – já assinou o contrato para a realização de um projeto ferroviário no montante de 1,3 mil milhões de euros, anunciou o grupo liderado por Gonçalo Moura Martins em comunicado à CMVM.
O contrato diz respeito à construção das linhas 4, 5 e 6 do Metro de Monterrey, com uma extensão de 36 quilómetros, que tem uma duração prevista de cinco anos e irá contribuir para melhorar as soluções de mobilidade naquela cidade mexicana, refere.
"Com a adjudicação deste projeto, a Mota-Engil consolida a sua posição no México como um dos maiores players no segmento ferroviário", diz a empresa na mesma nota.
Como o Negócios noticiou no mês passado, o consórcio da construtora portuguesa e da fornecedora de material circulante chinesa apresentou a única proposta que foi aceite para a construção das três linhas do metro de Monterrey, capital do estado mexicano de Nuevo Léon.
Neste concurso, a proposta apresentada por um consórcio de construtoras locais acabou por ser recusada por não ter a experiência necessária na construção de projetos semelhantes, tendo as autoridades locais considerado que o consórcio da Mota-Engil, pelo contrário, terá cumprido todos os aspetos exigidos nas regras do concurso, ficando assim sozinho na corrida.
Além do metro de Monterrey, o agrupamento da Mota-Engil e da CRRC está em vias de assegurar outros dois contratos para a construção de novas linhas de metro na América Latina.
Em causa está a construção de novas linhas dos metros de Medellín (na Colômbia) e de Guadalajara (no México), que a somar-se ao contrato agora assinado, totalizariam 4,1 mil milhões de euros, incluindo o fornecimento de material circulante.