Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custos de construção de habitação nova voltam a aumentar em setembro

De acordo com dados provisórios do INE, os custos de construção cresceram 3,3% em setembro - uma desaceleração de 0,5 pontos percentuais quando comparado a agosto.

Sérgio Lemos
08 de Novembro de 2024 às 11:28
  • ...

Os custos de construção de habitação nova voltaram a aumentar em setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), dados provisórios apontam para um crescimento de 3,3% em termos homólogos, o que representa uma desaceleração de 0,5 pontos percentuais quando comparado com agosto.

O custo da mão de obra continua a crescer em Portugal e, no mês em exercício, aumentou 8,5% - o que, mesmo assim, representa uma desaceleração de 0,8 pontos percentuais em relação a agosto. Já o preço dos materiais continua em queda, registando uma variação negativa de 0,6% em setembro.

De acordo com o instituto, "o custo da mão de obra contribuiu com 3,7 p.p. (4,0 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN [o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova] e os materiais com -0,4 p.p. (-0,2 p.p. em agosto)".

Analisando em detalhe os preços dos materiais, as madeiras e derivados de madeira, os betumes e os outros materiais de revestimento, isolamentos e impermeabilização registaram uma queda nos preços de 10% e foram os que mais contribuíram para a variação negativa do índice. Por sua vez, os preços dos ladrilhos e cantarias de calcário e granito, dos aparelhos de climatização, das obras de carpintaria e do cimento aumentaram cerca de 5%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi nula em setembro, depois de ter avançado 0,5 pontos percentuais em agosto. O custo de materiais desceu 0,2% e a mão de obra cresceu na mesma ordem.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio