Notícia
Construção interrompe tendência de recuperação em Abril
A produção no sector da construção recuou 2% em Abril em termos homólogos, uma queda mais forte do que a registada no mês anterior.
Os dados revelados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística dão conta de uma interrupção na tendência de recuperação no sector da construção.
A produção recuou 2% em Abril face ao mesmo mês do ano passado, uma queda mais acentuada do que a registada em Março. No mês anterior a produção no sector da construção tinha registado uma queda homóloga de 0,8%, em linha com a tendência de forte travagem nas quedas sentidas nos últimos meses.
A inversão de tendência em Abril ficou a dever-se sobretudo ao segmento da engenharia civil, que passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 0,5% em Março, para uma quebra de 2,9% em Abril. O segmento da construção de edifícios também acentuou a queda para 1,4%, face à descida de 0,9% registada em Março.
Apesar da queda mais acentuada em Abril, na média de 12 meses a descida da produção na construção abrandou para 5,5%, face à queda de 5,9% registada em Março. Até Outubro de 2014 a descida média em 12 meses da produção na construção era superior a 10%.
O emprego na construção baixou 3,1% em Abril e as remunerações baixou 5,3%.