Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção continua em queda com indicadores em mínimos de mais de 10 anos

As novas licenças de construção, o número de edifícios concluídos e licenciados continuam a diminuir. No final do terceiro trimestre, os números da construção voltaram a ser de queda, com vários indicadores em mínimos de 2001.

Rendas antigas podem sofrer aumentos até quase 5% em 2012
Negócios 13 de Dezembro de 2012 às 12:19
  • 2
  • ...

No final do terceiro trimestre do ano, “foram licenciados 5,1 mil edifícios”, um número que corresponde a uma queda de 14,4%, em termos de variações médias anuais, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). O número de edifícios concluídos desceu 1,1% para 6,4 mil.

“Todas as variáveis em análise registaram os valores trimestrais mais baixos desde o primeiro trimestre de 2001”, acrescenta o INE.

“O número de construções novas licenciadas registou uma diminuição de 2,7% face ao trimestre anterior; no que se refere às construções novas concluídas, registou-se um acréscimo de 5,4%, no mesmo período”, adianta a mesma fonte.

Quanto ao período de execução da construção dos edifícios, o prazo previsto, no terceiro trimestre, era de 19 meses enquanto o prazo de execução verificado nos edifícios já concluídos foi de 27 meses. 

No que respeita às regiões, todas registaram quebras no número de licenças de construção concedidas, com excepção para o Algarve, onde se verificou um aumento de 2,3%. “As regiões Norte e Centro foram responsáveis por 66,4% dos edifícios licenciados e 67,3% do total de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar no país”, adianta o INE.

Ver comentários
Saber mais construção obras INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio