Notícia
Construção volta a acelerar à boleia das infraestruturas
As obras de engenharia civil estão a aumentar a um ritmo maior, o que ditou a aceleração do índice de construção em Portugal, já que a construção de edifícios está a abrandar o ritmo.
O índice de produção na construção aumentou 3,1% em março, o que representa o maior aumento desde dezembro, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 9 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este desempenho representa uma aceleração do ritmo face aos meses anteriores.
E a contribuir para esta aceleração esteve a área de engenharia civil, onde se inclui a construção de infraestruturas de utilidade pública, como estradas, aeroportos, barragens e estruturas elétricas, entre outras.
Este segmento registou um aumento de 5,3%, em março, tendo em consideração a média móvel dos últimos três meses. Isolando apenas o terceiro mês do ano, o índice de produção da engenharia civil aumentou mais de 7%, o que representa o maior aumento desde, pelo menos janeiro de 2016 (período em que o INE disponibiliza os dados).
Já a construção de edifícios observou um aumento de 1,6% o que representa o menor crescimento desde, pelo menos, o último ano.
"O índice de emprego no setor da construção cresceu 3,3% em termos homólogos", revela o INE. "Em março, o índice das remunerações efetivamente pagas registou uma taxa de variação homóloga de 5,6%", acrescenta a mesma fonte.