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Vendas da Sonae crescem 2,7% na distribuição

O grupo obteve receitas de 359 milhões de euros no retalho especializado fora do mercado português em 2014, segundo os dados preliminares divulgados esta quarta-feira.

11- Paulo Azevedo, Sonae SGPS. 0,72%
Paulo Duarte
21 de Janeiro de 2015 às 19:17
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O grupo Sonae obteve, durante o exercício de 2014, um volume de negócios na área da distribuição – alimentar e especializada, dentro e fora de Portugal – de 4.751 milhões de euros, de acordo com os dados preliminares divulgados esta quarta-feira, 21 de Janeiro, pela "holding", após o fecho do mercado. Os valores representam um aumento de 2,7% face aos 12 meses de 2013, segundo a mesma fonte.  

 

A área de retalho alimentar, responsável por mais de 70% das receitas da SGPS liderada por Paulo de Azevedo (com base nos dados consolidados até Setembro), concentrada na Sonae MC, cresceu 1,3% em 2014. Segundo os dados apresentados ao mercado, evoluiu de 3.415 milhões de euros em 2013 para 3.461 milhões de euros.

 

A Sonae MC agrega insígnias como os hipermercados e supermercados Continente, os supermercados Bom Dia e Meu Super, as unidades de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica e para-farmácia Well’s e as papelarias Note.

 

O grupo adianta que foram abertas, em termos líquidos – descontando os encerramentos ao número de inaugurações feitas durante os 12 meses – 92 unidades de retalho no âmbito da Sonae MC em 2014, tendo esta área de negócio terminado o ano "com 640 lojas próprias e em franchising".

 

No quarto trimestre de 2014 – período de maior vendas para os retalhistas por concentrar o Natal e o final do ano, a evolução do volume de negócios da Sonae retalho registou uma regressão de 0,5% face a igual período de 2013 – inalterado no retalho alimentar (0,0%), mas recuando as vendas 1,8% face a Outubro e Dezembro do ano anterior no comércio especializado.

 

Em 2014, na avaliação através da leitura "like for like", sem contar aberturas nem encerramento de lojas nos 12 meses em análise, as vendas da Sonae MC caíram contudo, 2,1% face a 2013. Já no caso do comércio especializado, agregado na Sonae SR, as vendas "like for like" tiveram um comportamento contrário – cresceram 4,6%, o que significa que a rentabilidade foi superior ao retalho alimentar.

 

Retalho especializado com 595 lojas

Na Sonae SR, que agrega marcas como a Worten, Mo (ex-Modalfa) e Zippy, a vendas ascenderam a 1.290 milhões de euros, mais 6,6% do que no ano anterior.

 

O território português foi responsável por 930 milhões de euros do total, registando uma progressão de 6,1%. Já a área internacional cresceu 7,8%, para 359 milhões de euros, com, salienta a administração, um "crescimento de 54%" fora da Península Ibérica. Recorde-se que a Sonae SR entrou em cinco novos países em 2014 via "franchising" – Bulgária, Moçambique, Chile, Geórgia e Arménia.

 

Em comunicado, a gestão de Paulo Azevedo contabiliza em 595 lojas o actual universo da Sonae SR "em mais de duas dezenas de países". O retalho não alimentar do grupo abriu 16 novas unidades em 2014 em todo o mundo.

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