Notícia
Lucros da Sonae Sierra aumentaram 59% entre Janeiro e Setembro
A gestora de centros comerciais prevê um investimento de 69 milhões de euros em Portugal, neste ano e em 2016. Lá fora, o destaque vai para o projecto na Colômbia, que vai avançar.
A Sonae Sierra registou um resultado líquido de 94,8 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, um aumento de 59% face ao mesmo período do ano passado, segundo adiantou a empresa em comunicado à CMVM. Paralelamente, o resultado directo foi de 42,3 milhões de euros, representando um aumento de 18% face ao mesmo período do ano anterior.
"O crescimento dos resultados directos deve-se sobretudo à melhoria dos resultados operacionais, ao aumento da prestação de serviços, e ao progresso dos resultados financeiros. Este progresso resulta da obtenção de menores taxas de juro e ao fim de alguns instrumentos financeiros de cobertura de risco de taxa de juro", explicou a empresa em comunicado.
A taxa global de ocupação do portefólio de centros comerciais da empresa foi de 95,1%, em linha com o período homólogo. Já o resultado indirecto aumentou em 121% para 52,5 milhões de euros.
A Sonae Sierra tinha a 30 de Setembro de 2015 923 milhões de euros em empréstimos bancários (menos 30 milhões do que no final de 2014), num total de 1.358 milhões em passivo.
Além dos mercados internacionais em que a empresa está a trabalhar neste momento, entre os quais se destaca o investimento na Colômbia, a Sonae Sierra prevê aplicar em 2015 e 2016 cerca de 69 milhões de euros em centros comerciais em Portugal.
"A empresa concluiu a renovação do NorteShopping, um investimento de cinco milhões, e já anunciou a renovação total do Centro Vasco da Gama, num investimento de oito milhões com conclusão prevista em 2016, e o início, em 2016, de uma nova expansão do NorteShopping com um investimento de 56 milhões", referiu a gestora.