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Receitas do Grupo Dia crescem 3% em Portugal
A rede de lojas do Minipreço fechou 2016 com vendas brutas de 848 milhões de euros, um aumento de 3% face ao ano anterior. O número de lojas manteve-se praticamente inalterado.
O Grupo Dia registou vendas brutas de 848 milhões de euros em Portugal em 2016, o que representa uma subida de 3% face ao ano anterior.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, pelo grupo espanhol, a rede de lojas Minipreço, insígnia através da qual opera em Portugal, fechou o ano praticamente com o mesmo número de lojas.
No total, a 31 de Dezembro de 2016 o grupo somava 623 lojas em território nacional, mais duas face ao ano anterior. Destas, 367 era lojas próprias e 256 em modelo de franchising.
A nível global o Grupo Dia, que opera em cinco países, teve vendas brutas de 10.550 milhões de euros, um crescimento de 10,2%.
Apesar deste crescimento, o lucro caiu 42% para os 174 milhões de euros. Uma performance explicada peor items extraordinários, como o aumento da rubrica de impostos, explicou Ricardo Currás, conselheiro delegado do Grupo Dia durante a conferência de imprensa esta quinta-feira em Madrid. A margem de lucro, antes de impostos, situou-se nos 243 milhões de euros, uma subida de 12,8% face a 2015.
Espanha continua a ser o mercado com maior peso (56,6%), com vendas superiores a 5.966 milhões de euros. Seguem-se a Argentina com 15,6% do total das vendas, Brasil com 17,6%, Portugal com 8% e, por fim, a China com 2,2%.
O EBIDTA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) alcançou 625 milhões de euros, um crescimento de 8,6%.
No final de 2016, o grupo contava com uma rede de 7.799 lojas, mais 81 que no ano anterior.
O conselho de administração anunciou ainda que vai propor a distribuição de um dividendo de 0,21 euros brutos por acção, o que totaliza 128 milhões de euros e corresponde a 50% do lucro líquido.