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Inapa regista perdas de 900 mil euros no trimestre

Vendas do grupo de distribuição de papel recuaram nos primeiros nove meses do exercício. Companhia liderada por Diogo Rezende manteve redução da dívida no terceiro trimestre.

28 de Outubro de 2015 às 18:21
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O grupo Inapa, no qual o Estado (Parpública e grupo CGD) e o BCP são os dois maiores accionistas, registou prejuízos de 900 mil euros nos primeiros nove meses do ano, o que compara com 800 mil euros de resultados líquidos positivos um ano antes, anunciou esta quarta-feira, 28 de Outubro, a cotada ao mercado.

 

No período em análise – o primeiro trimestre com Diogo Rezende como presidente executivo, após a saída de José Félix Morgado para o Montepio Geral – o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) recorrente foi de 15,4 milhões de euros, uma diminuição de 16,7% face aos primeiros nove meses de 2014. A margem de EBITDA recuou 0,4 pontos percentuais, para 2,3%.

 

O EBIT (resultado antes de impostos e juros) consolidado sofreu uma queda de 19,1%, para 10,6 milhões de euros, sob a mesma análise. No papel, o EBIT foi de 11,5 milhões de euros (equivalente a 2% das vendas), na embalagem de 2,4 milhões de euros (representativo de 4,9% das vendas) e no negócio da comunicação visual foi 200 mil euros (igual a 0,9% das vendas).

 

Em comunicado, a administração da Inapa justifica que os resultados líquidos "foram pressionados pela tendência regressiva do sector" que foi "parcialmente compensada pelos negócios complementares", e "pela forte gestão de custos e controlo de risco de crédito".

 

Vendas recuam. A dívida também

Entre Janeiro e Setembro de 2015, a Inapa vendeu 601 mil toneladas de papel, o que "ascendeu a 560,3 milhões de euros" – uma quebra de 4,7% em volume e de 4% em valor face aos primeiros nove meses do ano.

 

A gestão, na nota enviada às redacções, explica que "alguns mercados, como Espanha, Bélgica e Turquia contrariaram a tendência" do sector do papel ao registar "crescimentos positivos" no período em análise.

 

No negócio de embalagem, o grupo registou vendas de 49,4 milhões de euros a terceiros (54 milhões de euros se contabilizadas as vendas a outras empesas do grupo), mais 1,6% do que no período terminado em Setembro de 2014.

 

Finalmente, na área complementar da comunicação visual, a distribuidora obteve "uma facturação de 32 milhões de euros" em termos globais – equivalente 24 milhões de euros sem operações intra-grupo (mais 3,7% do que nos três primeiros trimestres de 2014).

 

O grupo conseguiu, nos nove meses visados, reduzir os custos de exploração em 2,8 milhões de euros (ou 2,7%), para 100,6 milhões de euros ("líquidos de proveitos com prestações de serviços e outros rendimentos" e excluindo provisões).

 

"A Inapa manteve assim com sucesso a política de redução do passivo financeiro do grupo", destaca a gestão no comunicado. "A dívida líquida registou um decréscimo de 6,9 milhões de euros [para 314,1 milhões de euros] ao mesmo tempo que os encargos financeiros diminuíram 4,4% (0,5 milhões de euros)", afirma.

 

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