Notícia
Eurocash lucra mais 12% até Setembro
Grupo de distribuição polaco, liderado pelo gestor português Luís Amaral, terminou os primeiros nove meses do ano com vendas consolidadas de 3,6 mil milhões de euros.
A companhia de distribuição grossista polaca Eurocash, adquirida por quadros portugueses à Jerónimo Martins em 2003, terminou o terceiro trimestre deste ano com lucros de 121,38 milhões de zloty (28,43 milhões de euros ao câmbio desta terça-feira), um crescimento de 12,19% face a Setembro de 2014.
Em comunicado ao mercado – uma vez que está cotado na praça de Varsóvia – o grupo avançou que o lucro operacional (medido pelo EBIT) nos primeiros nove meses deste ano foi de 179,8 milhões de zloty (42,12 milhões de euros), uma progressão de 10,88% face ao período homólogo de 2014. O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 14,01%, para 290,92 milhões de zloty.
As vendas consolidadas pela companhia até Setembro último foram de 15,27 mil milhões de zloty (3,6 mil milhões de euros), mais 22,01% do que o facturado nos primeiros nove meses de 2014.
Na nota aos investidores, a administração da Eurocash liderada por Luís Amaral (e dono de 43,7% do capital da companhia), explica que "o crescimento das vendas foi sobretudo impulsionado pela aquisição, no último trimestre de 2014, das companhias Service FMCG, e Inmedio".
Já em Janeiro de 2015, a companhia que nasceu no formato de comércio por grosso adquiriu 44,13% da empresa Frisco, retalhista alimentar online que actua na capital, Varsóvia.
Além dos formatos "cash&carry" (com 177 lojas) e de retalho alimentar e especializado, a Eurocash é detentora de uma rede de distribuição de tabaco e álcool, e fornece também o canal Horeca - Hotéis, restaurantes e cafés no território polaco.
A gestão adianta ainda que "apesar das fracas condições de mercado [polaco] e da permanência da deflação alimentar", o grupo Eurocash "registou crescimento das vendas orgânicas de 4,23% no terceiro trimestre e de 3,78% nos nove meses" completos, face a iguais períodos de 2014, respectivamente, "comparando vendas de bens, excluindo o desempenho das companhias adquiridas".
As acções da Eurocash seguiam a valorizar 4,54%, para 50,7 zlotys, antes do fecho da sessão.
Em comunicado ao mercado – uma vez que está cotado na praça de Varsóvia – o grupo avançou que o lucro operacional (medido pelo EBIT) nos primeiros nove meses deste ano foi de 179,8 milhões de zloty (42,12 milhões de euros), uma progressão de 10,88% face ao período homólogo de 2014. O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 14,01%, para 290,92 milhões de zloty.
Na nota aos investidores, a administração da Eurocash liderada por Luís Amaral (e dono de 43,7% do capital da companhia), explica que "o crescimento das vendas foi sobretudo impulsionado pela aquisição, no último trimestre de 2014, das companhias Service FMCG, e Inmedio".
Já em Janeiro de 2015, a companhia que nasceu no formato de comércio por grosso adquiriu 44,13% da empresa Frisco, retalhista alimentar online que actua na capital, Varsóvia.
Além dos formatos "cash&carry" (com 177 lojas) e de retalho alimentar e especializado, a Eurocash é detentora de uma rede de distribuição de tabaco e álcool, e fornece também o canal Horeca - Hotéis, restaurantes e cafés no território polaco.
A gestão adianta ainda que "apesar das fracas condições de mercado [polaco] e da permanência da deflação alimentar", o grupo Eurocash "registou crescimento das vendas orgânicas de 4,23% no terceiro trimestre e de 3,78% nos nove meses" completos, face a iguais períodos de 2014, respectivamente, "comparando vendas de bens, excluindo o desempenho das companhias adquiridas".
As acções da Eurocash seguiam a valorizar 4,54%, para 50,7 zlotys, antes do fecho da sessão.