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DIA e Casino criam aliança para negociar com fornecedores
Dona do Minipreço e grupo francês vão criar a joint-venture ICDC Services. Política comercial de ambas mantém-se independente.
Os grupos DIA (com sede em Espanha e que em Portugal detém a marca de retalho alimentar Minipreço) e Casino (com origem francesa, sem presença directa em território nacional) vão criar uma parceria para negociar com fornecedores marcas de fabricante e desenvolver marcas próprias da distribuição para comercializar com as respectivas insígnias.
De acordo com o comunicado emitido esta segunda-feira, 30 de Novembro, "os grupos Casino e DIA [sigla em espanhol de Distribuidora Internacional de Alimentación] atingiram um acordo internacional com o objectivo de melhorar a sua competitividade com os grandes fornecedores".
Na prática, é explicado na comunicação da cotada na praça de Madrid ao mercado, a "aliança será operacional" e será consubstanciada "através da criação da sociedade ICDC Services", que a DIA acrescenta que aguarda ainda todas as autorizações da concorrência "aonde seja necessário", mas que se prevê comece a actuar em 2016.
"Desta forma, constitui-se uma das maiores plataformas de negociação para a marca própria da Europa", é avançado no comunicado desta segunda-feira, o que as duas partes esperam veja a "repercutir-se positivamente nos clientes de uma grande rede comercial que opera em numerosos países".
Até porque, é sublinhado "o acordo abarca tanto a marca de fabricante como a marca própria" dos dois distribuidores – podendo "chegar a alacancar no futuro 50% do volume de marca própria na Europa de ambas as companhias".
A política comercial de ambos os grupos, contudo, continuará a funcionar "de maneira independente".
Originária do grupo Carrefour, onde actuava como loja de "discount", a companhia espanhola DIA autonomizou-se da maior companhia europeia de distribuição e o seu capital foi disperso em bolsa, em Madrid, em 2011. Mantendo a designação Minipreço em Portugal – porque foi essa a cadeia que adquirira na década de 90 no território português – a DIA tem hoje 634 unidades neste país, onde emprega mais de 3.500 pessoas, em lojas próprias e "franchisings".
Esta é a terceira movimentação de grupos de distribuição em associação para negociar com fornecedores com impacto em Portugal, depois das recentes adesão da Sonae à espanhola IFA e do próprio DIA ter feito uma parceria com o Intermarché.