Notícia
Concorrência aceita compra da Loja das Sopas pela Oxy e dono das Bifanas de Vendas Novas
Um fundo da Oxy Capital e uma empresa do dono das Bifanas de Vendas Novas serãos os novos proprietários da Starfoods, que detém mais de quatro dezenas de restaurantes.
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" à compra da Starfoods, que conta com quatro marcas de “fast food” no seu portefólio, pela Agenda Apelativa, veículo criado em junho último e que é uma “joint venture” do Fundo Mercúrio, da Oxy Capital, e da Guerreiro Guerra SGPS.
A operação vê a Starfoods, que tem restaurantes da Loja das Sopas, da Companhia (antiga Companhia das Sandes), do Selfish, especializado em peixe, e do Basílico, de cozinha italiana, ser adquirida na totalidade pela empresa que une a Oxy Capital à empresa de Rui Guerreiro Guerra, dona das Bifanas de Vendas Novas.
A Starfoods é controlada quase exclusivamente pelo fundo Explorer II, que investiu na empresa em 2008, contando, em finais de 2022 – segundo a InformaDB –, com participações residuais do Fundo de Pensões do Grupo EDP e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
De acordo com os dados da InformaDB consultados pelo Negócios, a Starfoods fechou o ano passado com uma faturação em torno dos 15,3 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 10,8% face ao ano anterior. Em 2021, a empresa foi bastante penalizada pela pandemia da covid-19 e tinha registado vendas significativamente inferiores: 8,44 milhões de euros.