Notícia
Carlsberg faz oferta por cervejeira chinesa
A Carlsberg lançou uma oferta de 461,39 milhões de dólares, cerca de 354,32 milhões de euros, por 30,31% das acções da Chongqing Brewery Company, uma cervejeira chinesa.
A Carlsberg, que já detinha uma participação próxima dos 30% da Chongqing Brewery Company, prepara-se para adquirir mais 30,31% da cervejeira chinesa, ficando com o controlo de cerca de 60% da empresa, segundo a Reuters.
O segundo maior accionista da Chongqing Brewery Company, o grupo Chongqing Beer, comprometeu-se a vender as suas acções, afirmou a Carlsberg em declarações. “O nosso negócio na Ásia é muito importante para a estratégia de crescimento a longo prazo e estamos muito satisfeitos por dar este passo na China”, afirmou o presidente executivo da Carlsberg, Jorgen Buhl Rasmussen.
Em 2010, a Carlsberg tornou-se a maior accionista da Chongqing Brewery Company, depois de adquirir 12,5% da empresa passando a deter 29,71% da mesma. A Ásia tornou-se o maior campo de batalha para as maiores cervejeiras mundiais. A região representa 18% do total do volume de vendas das Carlsberg em 2011, e 12% do seu lucro operacional.
A Carlsberg, tal como outras empresas fabricantes de cerveja, está a confiar nos mercados emergentes para compensar as fracas vendas na Europa, especialmente num mercado chave como o russo, onde as vendas estagnaram.
As acções da Carlsberg estão a subir 1,11% para 594,50 coroas dinamarquesas.