Notícia
Black Friday e Cyber Monday levam ASAE a instaurar 81 processos de contraordenação
Nesta operação da ASAE, dirigida quer a estabelecimentos físicos quer à oferta online, foram fiscalizados 1.453 operadores económicos.
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a ASAE indica que "realizou, nos últimos dias, uma operação de fiscalização a nível nacional para verificação do cumprimento das regras legais do exercício das atividades económicas, sobre práticas de venda com redução de preços, designadamente na oferta de produtos em saldos, liquidações, promoções e reduções de preços, realizadas numa época em que se promovem iniciativas como a Black Friday e a Cyber Monday".
"Como principais infrações detetadas destacam-se o desrespeito das regras de anúncio de venda com redução de preços, o incumprimento das regras legais sobre promoções, a falta do livro de reclamações e a falta de visibilidade do exterior dos preços nas montras ou vitrinas, entre outras", remata a ASAE.
Dados divulgados pela SIBS, no final de novembro, mostraram que consumidores gastaram, em média, 66,3 euros com pagamentos em cartão na Black Friday. O valor total de compras aumentou 6% face a 2020, mas manteve-se abaixo de 2019, antes da pandemia.