Notícia
Vencedor das eleições do Montepio conhecido de madrugada
O vencedor das eleições na Associação Mutualista Montepio Geral só será conhecido de madrugada. A votação decorre até às 18:00 e, só depois disso, é que serão contados os votos. As acusações de "discriminação" prosseguem.
As eleições para a liderança do Montepio decorrem esta quarta-feira, na sede da associação mutualista, na Rua do Ouro em Lisboa, até às 18:00. Só a partir dessa hora começarão a ser contados todos os votos realizados presencialmente ou enviados por correspondência, o que permite antecipar que os resultados do escrutínio não serão conhecidos antes da madrugada desta quinta-feira.
Há cinco listas candidatas aos órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio Geral, mas apenas quatro disputam a liderança da instituição que contava com mais de 630 mil associados no final do ano passado.
Pela administração da associação competem a lista A, encabeçada por António Tomás Correia, actual presidente o Montepio; a lista C, liderada por Eugénio Rosa, membro do conselho geral da entidade; a lista D, presidida por António Godinho, autor do livro "Renovar o Montepio"; e a lista E, dirigida por Luís Alberto Silva, actual presidente da União das Mutualidades Portuguesas.
Estas quatro listas candidatam-se a todos os órgãos associativos, incluindo o conselho geral, que é responsável pela fiscalização da gestão e pela definição da estratégia do Montepio. A lista B, liderada por Manuel Ferreira, do grupo de voluntariado empresarial da associação, apenas se candidata a este órgão.
As eleições para o Montepio têm sido marcadas por grande polémica. Ao final da noite desta terça-feira, as listas C, D e E emitiram um comunicado para denunciar publicamente a pública e manifesta discriminação no processo eleitoral" a favor da lista A.