Notícia
Uma solução com espaço para crescer
O renting representa ainda apenas 4% dos financiamentos para a compra de automóvel, muito abaixo do leasing financeiro (47%) e do crédito automóvel tradicional (16%). Cerca de 30% dos compradores continuam a optar pela aquisição a pronto, refere o COV, o...
05 de Maio de 2010 às 10:17
O renting ainda não tem o peso do leasing, mas já é o tipo de financiamento dominante entre as maiores empresas
O renting representa ainda apenas 4% dos financiamentos para a compra de automóvel, muito abaixo do leasing financeiro (47%) e do crédito automóvel tradicional (16%). Cerca de 30% dos compradores continuam a optar pela aquisição a pronto, refere o COV, o estudo anual sobre o sector, promovido pela Arval.
O retrato inverte-se, no entanto, à medida que subimos na escala empresarial, das microempresas para os maiores grupos da Europa. Sendo a frota de veículos ao serviço das empresas directamente proporcional ao número de trabalhadores e à dimensão dos negócios, é lógico que a racionalização dos custos operacionais esteja mais presente nas grandes organizações. Nas empresas europeias com entre 100 e 500 trabalhadores, 36% já recorre ao aluguer operacional, que se afirma como a principal fonte de financiamento das frotas, contra os 26% do leasing. Nas grandes empresas com mais de 500 trabalhadores, o peso do renting sobe para 48%, contra os 18% do leasing, sinalizando uma tendência de migração entre estas duas formas de financiamento.
Em Portugal, o retrato é semelhante, embora o leasing ainda tenha um peso proporcionalmente maior que o renting. Mas o aluguer operacional já é a solução dominante em 40% das grandes empresas, ultrapassando 36% as que continuam a optar pelo leasing.
Nesta guerra, em que o renting tem vindo a ganhar peso, pode haver um volte-face. De acordo com os dados da Arval, a percentagem de empresas que diz ir apostar no leasing, num futuro a três anos, é maior do que aquelas que garantem ir optar pelo renting, embora para as maiores empresas o aluguer operacional se mantenha como a primeira escolha.
O facto do renting garantir uma renda mensal fixa pela utilização da viatura, é vista como a principal vantagem desta forma de financiamento por 44% das empresas inquiridas. A poupança nos custos, a integração dos serviços num só contrato e a diminuição do trabalho administrativo, são outras das vantagem referidas. Talvez por isso, o renting esteja agora a começar a cativar as empresas mais pequenas.
|