Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ulrich confiante na aprovação do divórcio entre BPI e Angola

O presidente do BPI "acredita" que a autonomização dos activos africanos numa nova sociedade será aprovada pelos accionistas, o que exige o apoio de Isabel dos Santos, que se tem manifestado contra a cisão. “Quem faz propostas é porque acredita nelas”, afirmou.

Paulo Duarte
06 de Outubro de 2015 às 20:28
  • 3
  • ...

"Se não acreditasse [na aprovação dos accionistas], não propunha" a autonomização dos activos africanos do BPI numa nova sociedade totalmente independente do banco, afirmou Fernando Ulrich, presidente da instituição, aos jornalistas, à margem da entrega dos prémios BPI Senior, realizada esta terça-feira, em Lisboa.

 

O projecto, destinado a responder às exigências do Banco Central Europeu, "foi proposto e foi aprovado em conselho [de administração] há meia dúzia de dias… Quem faz propostas é porque acredita nelas", adiantou o banqueiro sem mais comentários sobre o tema.

 

Para que a convicção de Ulrich se concretize é necessário que Isabel dos Santos, segunda maior accionista do BPI, com 18,6%, aprove a operação, que tem de reunir uma maioria de dois terços dos votos, como prevê o Código das Sociedades Comerciais neste tipo de decisões. A empresária angolana ainda não revelou o seu sentido de voto, mas sabe-se que o seu representante na administração do BPI considerou esta solução "precipitada", o que indicia que terá votado contra a decisão.

 

Isabel dos Santos é a única, entre os accionistas representados no conselho do BPI, a criticar o projecto de cisão. O La Caixa, que com 44% é o maior accionista, apoia a operação, tal como o maior investidor português, a família Violas Ferreira.

 

A transferência de 50,1% do Banco de Fomento Angola, de 30% do moçambicano BCI e de 100% do BPI Moçambique para uma nova sociedade é a solução proposta pela equipa de Ulrich para resolver o problema de excesso de concentração de riscos do BPI em Angola e que, por imposição do BCE, tem de estar superado até ao final de Março próximo. 
Ver comentários
Saber mais BPI Fernando Ulrich Isabel dos Santos BFA Angola BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio