Notícia
"Temos dois mil clientes elegíveis para renegociação"
CEO do BPI revela que 1% dos clientes do banco com crédito à habitação contactaram o banco para renegociarem o empréstimo. O banco renegociou um total de 500 empréstimos.
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Um terço dos contratos da carteira de crédito à habitação do BPI preenche as condições para a renegociação do empréstimo, avançou o CEO da instituição financeira na apresentação dos resultados do banco em 2022.
A carteira de crédito à habitação do banco no final de 2022 era de 14,2 mil milhões de euros.
João Pedro Oliveira e Costa afirmou que de entre esses, "1% dos clientes são elegíveis". "São dois mil clientes", esclareceu, acrescentando que desse universo, "acordámos com 25%". Ou seja, 500 empréstimos.
João Pedro Oliveira e Costa afirmou que "são centenas de pesoas num universo de 1,6 milhões de clientes do BPI".
O banco não está "a assistir de momento a nenhuma alteração nos padrões de incumprimento", mas o presidente executivo da instituição deixa o alerta: "Acreditamos que o incumprimento possa aumentar, mas estamos preparados". "A situação pode agudizar-se", admitiu.
O BPI preparou "uma máquina interna para lidar com o tema, dividida em duas abordagens: soluções pré-definidas - que solucionam 75% dos casos - e uma mesa de negociação para dar personalização e cuidado acrescido às restantes situações".
Essas soluções padronizadas incluem o alargamento de prazos e a constituição de períodos de carência, entre outros.
O aumento das taxas de juro levou, nos últimos 3 meses, a um aumento de 25% das amortizações de empréstimos para comprar casa.
A carteira de crédito à habitação do banco no final de 2022 era de 14,2 mil milhões de euros.
João Pedro Oliveira e Costa afirmou que "são centenas de pesoas num universo de 1,6 milhões de clientes do BPI".
O banco não está "a assistir de momento a nenhuma alteração nos padrões de incumprimento", mas o presidente executivo da instituição deixa o alerta: "Acreditamos que o incumprimento possa aumentar, mas estamos preparados". "A situação pode agudizar-se", admitiu.
O BPI preparou "uma máquina interna para lidar com o tema, dividida em duas abordagens: soluções pré-definidas - que solucionam 75% dos casos - e uma mesa de negociação para dar personalização e cuidado acrescido às restantes situações".
Essas soluções padronizadas incluem o alargamento de prazos e a constituição de períodos de carência, entre outros.
O aumento das taxas de juro levou, nos últimos 3 meses, a um aumento de 25% das amortizações de empréstimos para comprar casa.