Notícia
Santander multado em 36 milhões no Reino Unido por falhas na transferência de dinheiro para herdeiros
O Santander foi multado no Reino Unido devido a más práticas na gestão das contas de clientes que faleceram. O banco falhou na transferência dos fundos para os herdeiros. Em causa estão 40 mil contas, num total de 183 milhões de libras.
O regulador financeiro do Reino Unido multou a unidade britânica do Santander em 32,8 milhões de libras, o que ronda os 36 milhões de euros. A autoridade considera que o banco espanhol falhou em fazer chegar aos herdeiros os fundos existentes em contas de clientes que faleceram.
O Santander não terá transferido um total de 183 milhões de libras para os beneficiários dos clientes falecidos, afectando 40.428 contas, revelou o regulador, citado pela Bloomberg. O regulador acusa ainda a instituição financeira de não ter fornecido dados quando solicitados.
"Estas falhas tardaram muito a serem detectadas e demasiado a serem corrigidas […] Uma vez que os problemas chegaram ao conselho e à alta gestão, foram corrigidos correctamente. Mas as empresas devem ser capazes de identificar e responder rapidamente aos problemas, especialmente quando estão a causar danos ao cliente", salienta o administrador executivo de supervisão do regulador britânico, Mark Steward, citado pelo espanhol Cinco Días.
O regulador explica que em alguns casos, "os fundos estiveram retidos durante anos, contribuindo para que os beneficiários fossem privados da sua utilização por um período considerável de tempo."
Estas más práticas remontam ao período entre 2013 e 2015.
A Bloomberg realça que o Santander foi assim alvo da maior multa do regulador britânico em 2018, representando mesmo mais de metade do valor total das multas registadas este ano, de 60,5 milhões de libras.