Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander, BBVA e Popular criam "banco mau" para imobiliário em Espanha

A notícia é avançada pelo El Confidencial, que cita cinco fontes conhecedoras do processo. O objectivo é transferir activos imobiliários para um veículo que venha a ser colocado no mercado.

27 Espanha
17 de Novembro de 2016 às 13:08
  • 3
  • ...

Os bancos Santander, Popular e BBVA estão a preparar em Espanha a transferência de activos imobiliários, nomeadamente terrenos, que pesam negativamente nos seus balanços para um veículo de grandes dimensões que os acomode e mais tarde venha a reduzir a exposição da banca.


De acordo com o El Confidencial – que avança a notícia esta quinta-feira, 17 de Novembro, citando cinco fontes não identificadas – três das maiores instituições de crédito do país vizinho deverão aproveitar o que resta do fundo imobiliário Metrovacesa para estabelecer este "banco mau".


A transferência destes activos está em fase de análise e ainda pendente de um acordo entre as entidades, nomeadamente em relação à avaliação dos imóveis a incorporar e à participação que cada banco deterá no novo veículo. O objectivo é, posteriormente, colocar o veículo no mercado, permitindo ir reduzindo a presença das instituições financeiras no seu capital à medida que surjam novos investidores.


Esta será, segundo aquele meio, uma resposta a novas orientações do Banco de Espanha, que obriga todos os bancos a reavaliar os seus activos imobiliários e a constituir provisões em relação àqueles que são considerados problemáticos. Cada uma destas transferências para o veículo funcionaria como uma venda, ajudando a cumprir os objectivos anuais de alienação colocados pelo regulador financeiro: 15% dos terrenos, 20% dos escritórios e 25% das casas.  


Tanto o Santander como o BBVA já têm um acordo semelhante ao que está a ser negociado, que foi concluído em Junho com a empresa imobiliária Testa (comprada entretanto pela Merlin). No âmbito desse entendimento, transferirão para aquela empresa cinco mil casas para aluguer até ao final do ano. No total, ambas as instituições prevêem remeter para esta sociedade entre 6.500 e 8.500 imóveis hoje registados nos seus balanços.

Ver comentários
Saber mais Santander BBVA Espanha Banco de Espanha economia negócios e finanças serviços financeiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio