Notícia
Retrato do terceiro maior banco português
Os activos saudáveis do BES herdados pelo Novo Banco permitiram-lhe assumir a terceira posição no "ranking" dos maiores bancos nacionais. A instituição tem activos superiores a 72 mil milhões, é líder no crédito a empresas e tem presenças em 22 países.
Com activos de 72 mil milhões de euros, o Novo Banco passou a ocupar o terceiro lugar das maiores instituições financeiras portuguesas, posição antes assumida pelo BES. Mas a liderança no financiamento às empresas dá-lhe uma vantagem face à CGD e ao BCP, primeiro e segundo maiores bancos nacionais.
De acordo com o balanço de abertura, a instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha tinha crédito a clientes de 43.818 milhões de euros, dos quais 31.459 milhões correspondiam a financiamento a empresas. Neste segmento de clientes, o Novo Banco tem uma quota de mercado de 22%, fatia que lhe garante a liderança no mercado bancário português.
Os recursos totais de clientes no balanço ascendiam a 36.724 milhões, dos quais 25.102 milhões eram depósitos. Neste tipo de aplicações, os levantamentos registados entre o final de Junho e a resolução do BES, levaram o Novo Banco a passar para a quarta posição entre os maiores bancos nacionais.
Esta actividade é desenvolvida através de uma rede de operações com presença em 22 países, entre os quais Moçambique, Espanha ou Estados Unidos. No total, o Novo Banco conta com mais de dois milhões de clientes, servidos por uma rede de 630 balcões em Portugal e mais de seis mil trabalhadores.
Em termos de solidez, o banco liderado por Stock da Cunha conta com um rácio de capital de 9,2%, acima do mínimo de 8% exigido pelo Banco de Portugal.