Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Polónia defende conversão voluntária dos créditos à habitação

O jornal Wyborcza avança que o presidente da Polónia pretende apresentar legislação para a conversão voluntária dos créditos à habitação de francos suíços para zloty. A proposta aplica-se ao Bank Millennium, do BCP.

Bloomberg
03 de Novembro de 2015 às 11:32
  • 2
  • ...

O presidente Andrzej Duda pretende apresentar uma proposta legislativa que permita aos detentores de créditos à habitação em francos suíços solicitar a conversão para zloty até 2018, indica o jornal polaco Wyborcza, sem revelar fontes, citado pela Bloomberg. Esta proposta abrange, entre outros bancos, o Bank Millennium, detido pelo BCP. 

A conversão seria feita com base na taxa de câmbio da altura em que o empréstimo foi realizado, acrescenta o jornal. Os clientes teriam que pagar a diferença de juros dos créditos à habitação em francos suíços face à alternativa em zloty.

No fim-de-semana, outro jornal polaco, o Fakt, avançou também que o presidente Duda pretendia apresentar uma proposta legislativa defendendo a aplicação da taxa de câmbio da altura em que foi realizado o empréstimo, na conversão para zloty. O jornal, citado pela agência Reuters, também não revelava as fontes.

Face a um zloty volátil, muitos créditos à habitação na Polónia eram contraídos em francos suíços. Quando o franco suíço disparou em Janeiro, após o banco central terminar a indexação ao euro, o custo dos créditos aumentou para muitas famílias. Desde então, a solução para repartir este impacto entre bancos e famílias, convertendo os créditos para zloty, tem sido amplamente debatida, tendo já sido avançadas diferentes propostas.

Para o Bank Millennium, os analistas do sector consideram que o impacto não deverá ir além dos 300 milhões de euros, o que significaria que o BCP teria de absorver um custo de cerca de 150 milhões de euros, num prazo que pode chegar a três anos. O Bank Millennium enfrenta ainda outra possível ameaça às suas contas: a aplicação de um imposto sobre os activos ou transacções, defendido pelo partido Lei e Justiça, que venceu as eleições de 25 de Outubro.

O índice para a banca polaca está a cair 0,67% para 6.590,08 pontos, esta terça-feira. O Bank Millennium está entre as cotadas que mais recua. Desvaloriza 3,47% para 6,12 zloty. 

Ver comentários
Saber mais Polónia eleições BCP Lei e Justiça créditos francos suíços zloty Duda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio