Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obrigacionistas do Montepio aprovam alterações das condições dos créditos

Os obrigacionistas do Montepio aprovaram esta quarta-feira a alteração das condições de duas emissões de dívida para que estas possam contar para os rácios.

Pedro Elias/Negócios
  • 6
  • ...

A assembleia geral de Obrigacionistas referente às Obrigações de Caixa Subordinadas Montepio Rendimento Top 1ª Série 2008/2018 (CÓD. ISIN PTCMKLXE0004) e às Obrigações de Caixa Subordinadas Montepio Rendimento Top 2ª Série 2008/2018 (CÓD. ISIN PTCMKOXE0001) "aprovou por maioria qualificada de dois terços dos votos dos obrigacionistas presentes e representados a modificação das condições dos créditos dos obrigacionistas com vista a assegurar a elegibilidade da emissão enquanto fundos próprios de nível 2", anunciou o Montepio em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

 

O objectivo do Montepio é que estes títulos possam ser considerados no cálculo dos fundos próprios de nível 2 (o capital menos exigente do banco, considerado complementar). O novo enquadramento regulatório europeu deixou de permitir que estes instrumentos, devido à sua forma, fossem contabilizados para esse cálculo.

 

Daí que fossem precisas alterações das condições, segundo a instituição financeira, que é detida pela Associação Mutualista com o mesmo nome. Um dos objectivos é que deixe de haver o direito de a caixa reembolsar antecipadamente a emissão e de não pagar os juros nas datas agora convencionadas. O Montepio garante que a data de vencimento a 28 de Fevereiro de 2018 se mantém "inalterada".

 

Sem esta alteração, o Montepio argumenta que poderia sofrer um impacto de cerca de 0,5 pontos percentuais nos chamados "fundos próprios complementares".

 

A assembleia geral desta quarta-feira esteve, inicialmente, agendada para dia 8 de Maio mas teve que ser adiada por falta "do quórum necessário para o efeito".

Ver comentários
Saber mais Montepio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio