Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco fica com 8% do capital do Benfica que pertencia ao BES

Esta transferência do capital acontece depois da "medida de resolução adoptada pelo Banco de Portugal ao BES" no início de Agosto, em que os seus activos foram transferidos para o Novo Banco.

Record
11 de Novembro de 2014 às 21:19
  • 18
  • ...

O capital do Benfica que o Banco Espírito Santo (BES) detinha passou para o Novo Banco. Esta transferência acontece depois do resgate de cinco mil milhões de euros pelo Estado português ao BES, que teve lugar no início de Agosto.

 

"A participação qualificada na Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD anteriormente detida ou imputável ao Banco Espírito Santo passou a ser detida ou imputável ao Novo Banco", segundo comunicado do clube desportivo divulgado esta terça-feira, 11 de Novembro.

 

Esta transferência do capital acontece depois da "medida de resolução adoptada pelo Banco de Portugal ao BES, na sequência da qual os activos, passivos, elementos extrapatrimoniais e activos sob gestão do BES foram automaticamente transferidos para o Novo Banco", relembra o comunicado.

 

O Novo Banco passa assim a deter 1,832 milhões de acções da SAD benfiquista, o equivalente a 7,97% dos direitos de voto do capital social do clube da Luz.

 

Após o resgate do Estado português, o presidente Luís Filipe Vieira veio a público tranquilizar os sócios e adeptos do Benfica, ao rejeitar consequências para o clube da crise no BES.

 

"O problema do BES não é do Benfica, pode é ser do País. Um cliente cumpridor que pagou 200 milhões de euros em juros nos últimos 10 anos não interessa aos bancos? A relação com o BES não mudou, nem é um assunto que seja discutido na praça pública", disse, em Agosto, em entrevista à Benfica TV.

 

"Os benfiquistas podem estar super-descansados com as contas e não entendo aquilo que foi publicado no Expresso como um recado", garantiu o presidente benfiquista, desmentindo uma notícia de que o Novo Banco teria cancelado um crédito de cerca de 70 milhões de euros ao Benfica.

 

Um dos exemplos da relação entre o clube da Luz e o Grupo Espírito Santo (GES) era o Benfica Stars Fund, um fundo de investimento criado e gerido pela ESAF (Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário).

 

O fundo terminou a sua actividade no final de Setembro e o Benfica pagou 29 milhões de euros para ficar com o restante capital do fundo (85%), de forma a ficar com os passes dos jogadores que pertenciam ao fundo. Entre os direitos económicos adquiridos conta-se 10% de Franco Jara ou 30% de de Maxi Pereira.

Ver comentários
Saber mais Benfica SAD Novo Banco BES futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio