Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BlackRock vs UBS: Duelo à vista pela compra do Credit Suisse?

Após ter noticiado que o UBS está a negociar a aquisição do banco suíço, o Financial Times avança agora que a gigante gestora norte-americana de activos planeia apresentar uma oferta pela instituição financeira helvética que tem estado no “olho do furacão”. A BlackRock nega.

O Credit Suisse é um dos maiores bancos mundiais e já teve António Horta Osório como “chairman”.
Arnd Wiegmann
18 de Março de 2023 às 11:06
  • ...

"A BlackRock está a trabalhar numa oferta pelo Credit Suisse com o objectivo de superar um plano aprovado pelo banco central suíço para o helvético UBS adquirir o seu rival neste fim-de-semana", noticia o Financial Times, o mesmo jornal que tinha avançado esta sexta-feira que o UBS entrou em negociações para a compra total ou parcial do banco que tem estado no "olho do furacão".

"A gigante de investimento dos EUA está a avaliar uma série de opções e a trabalhar com outros investidores" com vista a apresentar uma oferta "apenas para partes do negócio", revelaram "várias pessoas com conhecimento do assunto" ao jornal britânico.

Mas a BlackRock já veio desmentir que esteja a preparar uma proposta para comprar o banco suíço. "A BlackRock não está a participar em planos para comprar a totalidade ou qualquer parte do Credit Suisse, e não tem intenção de o fazer",garantiu, este sábado, 18 de março, em comunicado.

Ora, o Financial Times chega ao ponto de garantir que quem está a liderar as negociações é Larry Fink, co-fundador e CEO da BlackRock, que chegou a trabalhar no First Boston, um banco de investimento que o Credit Suisse controla há mais de três décadas.

O Banco Nacional Suíço, que já injectou 50 mil milhões de francos suíços (50,7 mil milhões de euros) em liquidez no Credit Suisse, quer uma solução rápida para esta instituição financeira em dificuldades - que perdeu esta semana 25% do seu valor de mercado -, sinalizando mesmo que pretende ter o assunto resolvido antes da abertura dos mercados na próxima segunda-feira.

 

O Credit Suisse, que é o segundo maior banco da Suíça e uma das 20 maiores instituições bancárias da Europa, tornou-se o primeiro banco de grande dimensão à escala mundial a receber uma ajuda pública de emergência desde a crise financeira de 2008.

Ver comentários
Saber mais credit suisse blackrock ubs larry fink financial times
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio