Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mutualista Montepio duplica lucro para 112 milhões de euros

O resultado da Associação Mutualista Montepio Geral foi aprovado em assembleia de representantes. Banco avaliado em 1,5 mil milhões. Ativos por impostos diferidos ultrapassam 900 milhões.

A Associação Montepio conta com cerca de 600 mil associados. Destes, podem votar cerca de 500 mil, que têm pelo menos dois anos de associado e as quotas em dia.
Pedro Simões
Hugo Neutel hugoneutel@negocios.pt 27 de Março de 2024 às 19:46
A Montepio Geral - Associação Mutualista (MGAM) registou um lucro de 112 milhões de euros em 2023, informou a entidade em comunicado. O valor mais do que duplica o resultado de 50,2 milhões de euros obtido em 2022 e já foi aprovado em assembleia de representantes.

O resultado obtido pela MGAM "traduziu o incremento da atividade associativa, alicerçada no aumento e maior diversificação dos meios de contacto e de acompanhamento dos Associados, e o desempenho favorável das empresas do Grupo Montepio, que, ao apresentarem resultados positivos significativos, incrementaram o seu valor de mercado, contribuindo, dessa forma, para o acréscimo dos resultados", afirma o presidente Virgílio Lima no relatório e Contas.

A entidade enfatiza também "o crescimento do ativo, em 4,1%, atingindo 3.912,1 milhões de euros no final de 2023", assim como a melhoria do rácio de liquidez.

Os gastos operacionais caíram 2%.

Em 2023 a mutualista sofreu uma redução líquida do número de associados, que passou de 606.483 para 604.799. A organização regista uma redução da margem associativa, que caiu de 85,8 milhões de euros para 12,5 milhões de euros.

Banco Montepio avaliado em mais de 1,5 mil milhões

No relatório e contas, a MGAM contabiliza 3,9 mil milhões de euros de ativos no final de 2023, sendo que o Banco Montepio, com um valor estimado de 1,56 mil milhões de euros, representa cerca de 40% do total.

O segundo ativo de maior volume é o da rubrica de ativos por impostos diferidos (DTA na sigla inglesa), que atinge mais de 900 milhões de euros e tem levado a polémica desde que em 2018 a associação, perdendo a seu pedido a isenção de IRC, passou a beneficiar do regime dos DTA.
Ver comentários
Saber mais Mutualista Montepio Lucro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio