Notícia
Moody’s diz que venda de dívida pública dá “resiliência” ao BPI
O BPI ficou com “um perfil de risco resiliente” depois de ter vendido dívida soberana de Portugal e de Itália, sublinha a Moody’s. Agência considera que esta resistência ajudará o banco a lidar com as pressões que 2014 ainda trará sobre os resultados.
A Moody’s considera que a alienação de dívida pública portuguesa e italiana deixou o BPI com “um perfil de risco suficientemente resiliente para fazer face às novas pressões sobre a qualidade dos activos e sobre a rentabilidade” que a agência de notação de rating prevê para 2014.
Pepa Mori, vice-presidente e analista sénior da Moody’s, refere que a venda de obrigações do Tesouro (OT) e de dívida de seguradoras europeias reforçaram o rácio de capital do banco, calculado segundo as regras de Basileia III, para 9,7%. Incluindo o impacto da oferta pública de troca de dívida por capital, que o banco de Fernando Ulrich vai aprovar na assembleia-geral de 23 de Abril, que o BPI estima que liberte 86 milhões de euros em capital, o rácio “common equity tier one” da instituição subirá para 10,2%.