Notícia
Metade dos avales do Estado à banca já está no Novo Banco
O Estado presta garantias aos bancos num valor acima dos cinco mil milhões de euros, com quase metade a pertencer ao Novo Banco, avança o Diário de Notícias.
Os contribuintes portugueses prestam garantias aos bancos parqueados em Portugal num total de 5,3 mil milhões de euros. Cerca de metade deste valor (2,5 mil milhões) pertence ao Novo Banco, avança o Diário de Notícias esta sexta-feira, 6 de Janeiro.
O Estado tem de se endividar para as prestar, e caso algumas delas seja executada por falta de pagamento, o valor pode agravar o défice público.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, já rejeitou que o Estado possa conceder mais garantias ao Novo Banco ou a qualquer outro banco privado.
Uma posição que vai contra os interesses do fundo norte-americano Lone Star, que pretende uma garantia estatal de dois mil milhões de euros para fechar o negócio.
"Não pode haver uma garantia de Estado para suportar negócios privados", disse o ministro das Finanças em entrevista ao DN esta semana. "O dinheiro dos contribuintes em risco não está perspectivado neste negócio".