Notícia
Lucros do JPMorgan aumentam 10% após descida nos custos
Os resultados saíram acima do esperado pelos analistas, num trimestre em que o banco norte-americano beneficiou do corte de custos, sobretudo os relacionados com litígios legais.
O JPMorgan terminou o quarto trimestre com um resultado líquido de 5,43 mil milhões de dólares, um valor que traduz um aumento de 10% face ao mesmo período do ano anterior.
Excluindo itens extraordinários, os lucros por acção foram de 1,40 dólares, ficando acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que em média apontavam para um lucro de 1,27 dólares.
No quarto trimestre, o banco norte-americano beneficiou sobretudo com a descida nos custos. O JPMorgan gastou apenas 99 milhões de dólares com custos relacionados com litígios judiciais, num trimestre em que recebeu um benefício de 318 milhões de dólares no âmbito da conclusão de um processo em seu favor. No quarto trimestre de 2014, nesta área de litígios, o banco tinha enfrentado custos de 990 milhões de dólares.
As receitas do JP Morgan subiram 1% e no trimestre o banco norte-americano também beneficiou com a descida dos gastos no pagamento de bónus aos trabalhadores.
Estes números estão a ser bem recebidos no mercado, com as acções do JPMorgan a subirem mais de 2% na pré-abertura de Wall Street. O JPMorgan foi o primeiro dos grandes bancos norte-americanos a anunciar as contas do quarto trimestre. Sexta-feira será a vez do Citigroup e do Wells Fargo. O Goldman Sachs, o Bank of America e o Morgan Stanley revelam os seus números na próxima semana.