Notícia
Lucros do Goldman Sachs recuam 10% mas superam estimativas do mercado
Depois do Morgan Stanley, também o Goldman Sachs surpreendeu o mercado com lucros trimestrais que superaram as estimativas.
O banco norte-americano registou, no primeiro trimestre do ano, um lucro de 2,03 mil milhões de dólares (cerca de 1,46 mil milhões de euros), ou 4,02 dólares por acção.
Este resultado representa uma queda de 10% face ao lucro de 2,26 mil milhões de dólares registados no trimestre homólogo, mas supera a média de 25 analistas contactados pela agência Bloomberg: 3,49 dólares por acção.
Tal como o Goldman Sachs, também o Morgan Stanley anunciou esta quinta-feira, 17 de Abril, que os lucros referentes ao primeiro trimestre superaram as previsões do mercado. Neste caso, o resultado líquido aumentou de 962 milhões de dólares, ou 48 cêntimos por acção, no primeiro trimestre de 2013, para 1,51 mil milhões de dólares, ou 74 cêntimos por acção, nos primeiros três meses deste ano. Os analistas aguardavam um lucro de 60 cêntimos por acção.
No caso do Goldman Sachs, o banco beneficiou da subida das receitas da sua área de banca de investimento. Estas atingiram o nível mais elevado desde 2007, ano que marcou o início da crise financeira.
Segundo o "The Guardian", a banca de investimento do Goldman Sachs registou receitas de 1,78 mil milhões de dólares (cerca de 1,28 mil milhões de euros).
"As áreas de banca de investimento e de gestão de investimento geraram resultados sólidos, numa altura em que o sentimento do mercado oscilou e restringiu a actividade dos nossos clientes. As diferentes áreas de negócio do banco dão-nos espaço de crescimento, à medida que as condições económicas melhoram e continuamos focados numa gestão prudente do nosso capital e da nossa estrutura de custos", afirmou o "chairman" e presidente executivo do Goldman Sachs, Lloyd C. Blankfein, citado pelo jornal britânico.