Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ISDA: Houve um evento de secessão no BES

A ISDA confirma que houve um evento de secessão no BES, depois de se ter verificado que mais de 75% de todas as obrigações e créditos foram transferidos para o Novo Banco.

08 de Agosto de 2014 às 14:18
  • 19
  • ...

A International Swaps and Derivates Association (ISDA) confirma que houve um "evento de secessão" no BES. A votação foi unânime entre as entidades que compõem o painel.

 

À questão "ocorreu um evento de secessão relacionado com o Banco Espírito Santo SA?" A resposta foi "sim". Em causa está a "transferência de activos ou responsabilidades" na qual uma empresa fica "com as obrigações de outra entidade", explica a ISDA no seu site.

 

A justificar a decisão está a confirmação do Banco de Portugal "de que mais de 75% de todas as obrigações e empréstimos", que estão entre as obrigações consideradas relevantes pelas entidades que constituem o painel, "foram transferidas para o Novo Banco", pode ler-se no comunicado.

 

Um evento de secessão  ocorre quando "uma entidade sucede as obrigações de outra". Em causa está, nomeadamente a "transferência de activos ou responsabilidades, fusão, consolidação, cisão, 'spin-off' ou similar", explica a mesma fonte.

 

Em causa está o facto de o Banco de Portugal ter determinado a divisão do BES em dois.  O "banco bom", ou seja, o Novo Banco, que fica com os depósitos e os créditos bons, e o "banco mau", que fica com os activos problemáticos, nomeadamente as participações no GES e o BES Angola. Os detentores de dívida subordinada ficam nesta empresa.

 

Posteriormente este "bad bank" será liquidado e o resultado conseguido com a venda dos activos e participações será entregue aos accionistas e detentores de dívida subordinada.

 

A ISDA é uma organização norte-americana que define se uma empresa está a viver um evento de crédito. É ela que esclarece se, numa dada situação, existe um evento de crédito que justifique accionar os produtos financeiros que servem de seguro contra o incumprimento de crédito, os chamados "credit default swaps" (CDS).

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Novo Banco BES BES Angola bad bank CDS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio