Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inquérito ao Novo Banco: BE vai pedir relatório sobre supervisão do BES

O primeiro documento que o Bloco de Esquerda irá pedir, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, será o relatório sobre a atuação do Banco de Portugal no caso BES.

A auditoria aos atos de gestão do BES e do Novo Banco foi entregue pela Deloitte ao Governo na semana passada.
Pedro Nunes/Reuters
  • ...
Depois de vários pedidos recusados, o Bloco de Esquerda vai pedir mais uma vez ao Banco de Portugal para dar acesso ao relatório de avaliação interna sobre a atuação do supervisor no caso da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

Este será o primeiro documento que os bloquistas irão pedir no âmbito da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, refere fonte do Bloco de Esquerda ao Negócios. 

A comissão de inquérito ao Novo Banco, que tomou posse esta terça-feira, vai ser presidida por Fernando Negrão, deputado do PSD, e irá durar quatro meses. Os deputados deverão agora voltar a reunir-se para tratarem de várias questões, nomeadamente os nomes que vão ser chamados, assim como os documentos que serão pedidos. As audições só vão arrancar no início do próximo ano. 

Não é a primeira vez que o Bloco pede o relatório sobre a resolução do BES ao regulador. Em setembro, o organismo liderado por Mário Centeno disse, em resposta ao partido, estar 
"vinculado ao cumprimento do quadro legal que rege a sua atividade". Na altura, Mariana Mortágua, deputada bloquista, garantiu que o Parlamento tudo fará para obter a auditoria interna à atuação do regulador na resolução do BES.

Por outro lado, o Executivo também tem tentado aceder ao documento. A ministra de Estado e da Presidência afirmou, em setembro, que "a posição do Governo foi sempre clara, entendendo que o conhecimento desse relatório devia acontecer, que ele é do interesse público". 

Este documento também tem sido requerido pelo ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e pelo ex-administrador Rui Silveira no âmbito do processo de liquidação do BES que corre termos no Juízo de Comércio de Lisboa, do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. 

Tal como o Negócios avançou, esta entidade pediu à Relação de Lisboa o fim do sigilo do documento, num despacho com data de 15 de setembro. Num esclarecimento, o Banco de Portugal disse ter sido "notificado do despacho do Tribunal do Comércio de Lisboa que confirma que o relatório "está sujeito ao dever de sigilo bancário a que está legalmente vinculado o Banco de Portugal"

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Bloco de Esquerda Banco Espírito Santo Comissão de Inquérito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio